Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são Direitos Humanos
Em 26 de agosto de 1789 durante a Revolução Francesa como os princípios da liberdade e da igualdade, foram declarados universais, ou seja, válidos para todos os habitantesdo planeta estendendo a liberdade e a igualdade de direitos, até nos campos econômico, social e cultural. Entretanto, esses direitos expressos na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão aprovadana Assembleia Nacional Francesa, não se estendiam as mulheres. Com a necessidade de garantir direitos para todos proclama-se a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 10 de dezembro de 1948,com o ideal de atingir todos os povos e todas as nações e todos os órgãos da sociedade e tenha seu reconhecimento e sua aplicação universais e efetivo tanto entre a população Estado membro como emterritórios sob sua jurisdição.
De acordo com essa concepção universalista, os direitos humanos estão acima de qualquer poder existente, seja do Estado seja dos governantes. Em caso de violação, osresponsáveis devem ser punidos.
Todo cidadão tem garantia dos direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida plena. O direito à vida é o principal, sem ele os demais nãovalem. Mas milhares de pessoas principalmente crianças morrem de fome todos os dias em vários locais do planeta. Essas pessoas não conseguiram ter o direito real e substantivo à cidadania.
Osegundo direito básico em nossa sociedade, o de ir e vir, é reconhecido desde o século XVII. No nosso cotidiano, entretanto, nem sempre as pessoas podem se deslocar para qualquer lugar e ficar ondequiserem. As praias, por exemplo, são todas publicas, mas algumas foram fechadas por pessoas que se consideram proprietárias e não permitem a entrada de ninguém. Nos shopping centers, os guardas garantem asegurança dos frequentadores, mas também evitam o acesso de pessoas que aparentem não ter poder de consumo. Nesses casos, o direito de ir e vir não é respeitado.
Criada a Constituição em 1988, a...
tracking img