Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRÉ LUIZ BENGHI GONÇALVES
GUILHERME BRUNO WONSOVICZ
LUIZ GUSTAVO CAMILO

















TRABALHO DE BIOLOGIA



Trabalho solicitado peladisciplina de Biologia 4 sob a orientação do Professor Reginaldo















CURITIBA
2012
1. OBJETIVOS

Os temnocefalídeos correspondem ao grupo dos turbelários de formatoelíptico, com apêndices digiformes e uma ventosa posterior. Costumam fixar-se através dessa ventosa posterior no corpo de vertebrados e invertebrados. Habitam principalmente nos trópicos com relatosnas Américas do Sul e Central, na Nova Zelândia, em Nova Guiné, em Madagascar, na Austrália e na África. Por esse motivo o Rio Grande do Sul foi escolhido, pelos pesquisadores, como o local para aprocura de platelmintos do gênero Temnocephala.


O objetivo deste trabalho foi relatar a presença de Temnocephala em tartaruga de água doce, na região central do estado escolhido.

1. MétodoFoi analisado e descrito o aspecto estrutural de espécimes coletados em caranguejos vermelhos (Callinectes bocourti) que estavam fixados no dorso do crustáceo no estado do Pará. E foiobservado T. lutzi sobre caranguejos branquiúros de água doce de duas espécies do gênero Trichodactyllus, e relataram a presença de Temnocephala em barata-d’água, na região metropolitana de Porto Alegre, noRio Grande do Sul.

2. Resultados

Os platelmintos foram encontrados em um lago, na localidade de Palma, no município de Encruzilhada do Sul, parasitando uma tartaruga da espécieHydromedusa tectifera. Os ectoparasitas foram encontrados fixados em partes do corpo, membros e casco do hospedeiro.


Após serem encontrados, foram coletados através de raspagem cutânea e mantidosvivos em recipiente plástico com água até o envio ao laboratório de Parasitologia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria, onde foram analisados.


O platelminto encontrado foi...
tracking img