Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1
O ADN é um polímero constituído por vários nucleotídeos e as proteínas são polímeros constituídos por vários aminoácidos. Um gene é constituído por um número N de nucleotídeos que codifica uma proteína constituída por P aminoácidos.

Por que sempre encontramos N>P?

[pic] QUESTÃO 2

O gráfico a seguir mostra as alterações no conteúdo de ADN durante o ciclo de vida da maioriadas células:





Considerando que no tecido nervoso dos adultos não há reprodução celular, construa o gráfico que representa a quantidade de ADN no ciclo celular dessas células. Justifique sua resposta.

QUESTÃO 3

Fazendeiros que criam gado leiteiro podem, atualmente, determinar o sexo dos embriões logo após a fertilização, usando um "kit" que determina a presença do cromossomo Y. Seo embrião for fêmea, é reimplantado no útero da vaca. Caso contrário, ele é eliminado ou congelado para uso futuro.

a) Para esses fazendeiros, qual a vantagem dessa prévia determinação do sexo dos embriões?
b) Por que o "kit" pesquisa somente a presença do cromossomo Y?

[pic] QUESTÃO4


O sangue de Orlando aglutina quando colocado em presença de soro contendo imunoglobulinas ouaglutininas anti-A, e não aglutina quando colocado em presença de imunoglobulinas ou aglutininas anti-B. Orlando casa-se com Leila, que apresenta aglutinações inversas. O casal tem um filho cujo sangue não aglutina em nenhum dos dois tipos de soro.

a) Qual o genótipo dos pais?

b) Qual a probabilidade de esse casal ter uma criança cujo sangue aglutine nos dois tipos de soro? Justifique sua resposta.QUESTÃO 5

Várias atividades biológicas dos seres vivos dependem da luz do Sol. Uma dessas atividades faz com que, a cada momento, metade da atmosfera do planeta tenha maior teor de oxigênio que a outra.

a) Que atividade biológica é responsável por esse fato?

b) Qual é o motivo dessa diferença no teor de oxigênio?



QUESTÃO 6

O processo da fotossíntese é uma forma detransferência da energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2 . Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol.

O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor.

Se adestruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que

deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta e Cite medidas para diminuir esse efeito.



QUESTÃO 7

O gato siamês é um animal de rara beleza pois a pelagem de seu corpo é clara com extremidades - orelhas, focinho, pés e cauda - pretas. A presença do pigmentoque dá a cor negra a essas extremidades é o resultado da atividade de uma enzima que fica inativada acima de 34 C.

Explique por que esses animais têm a pelagem negra nas extremidades do corpo.



QUESTÃO 8

A cor do pêlo dos gatos depende de um par de genes alelos situados no cromossomo X. Um deles responsável

pela cor preta e o outro pela cor amarela. Existe um terceiro geneautossômico( não localizado nos cromossomas sexuais) que é responsável pela cor branca.

Com essas informações explique porque o pêlo de uma gata pode três cores, enquanto o pêlo de um gato só pode ter apenas duas

QUESTÃO 9

Em células eucariotas mantidas em cultura, adicionou-se o nucleosídeo uridina marcado

radioativamente com H3 ao meio de cultura. Após algum tempo, as células foramtransferidas para um novo meio que não continha o isótopo. Amostras destas células foram retiradas 3, 15 e 90 minutos após a transferência, sendo, então, colocadas em lâmina de vidro, fixadas e submetidas a auto-radiografia. Esse processo marca a posição aproximada do isótopo dentro da célula, como representado no esquema abaixo.

[pic]













Cite o tipo de molécula à qual...
tracking img