Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acto Reflexo: É uma reacção rápida e involuntária a qualquer estímulo. Num acto reflexo há sempre 4 intervalos:
-Estimulo
-Órgão Receptor
-Reacção
-Órgão Infector
Num acto reflexo os órgãos receptores são sempre as terminações sensoriais.
Os órgãos infectores (aqueles que executam a reacção) são sempre músculos ou glândulas.
Arco reflexo: Conjunto anatómico (conjunto de órgãos) percorridospor um impulso no decorrer de um acto reflexo.
Estimulo
Órgão receptor (terminações sensoriais
Fibra sensitiva (sempre este nome)
Centro nervoso (reflexo)
Fibra motora (bolbo raquidiano)
Órgão efector
Reacção
A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicascomo oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira. Sendo energia química que pode ser, e é, usada em reacções bioquímicas que necessitem de dispendio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axiomas), do coração e do sistema auditivo, uma vez que estasapresentam uma necessidade maior de energia.
O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, earmazenar as informações genéticas da célula.
O complexo de Golgi, é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. É formado por sacos achatados e vesículas, sua função primordial é o processamento de pilas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro dearmazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável também pela formação dos lisossomos.

Lisossomas são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materiais advindos do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.
A Hipertrofia muscular, ocorre quando o corpo aumenta a sua massamuscular para poder suportar os pesos aos quais os músculos estão expostos.
Agranulocitose, é um termo que designa uma certa alteração do sangue. Diz-se de uma condição aguda caracterizada pela falta ou acentuada redução de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que são subtipos específicos de um tipo de célula sanguínea, os glóbulos brancos.
Acuidade visual é umacaracterística do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários factores especificam a esta acuidade, em especial, a distância entre os foto-receptores na retina e também da precisão da refração.Ela é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo. Sua medida é dada pela relação entre o tamanho do menor objeto (optotipo) visualizado e a distância entre observador e objeto. Adiminuição da acuidade visual causa importante déficit funcional e considerável morbidade a seus portadores. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes tal deficiência pode ser corrigida com terapêutica adequada.
Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular.
A vitamina D fica armazenada noorganismo, podendo tornar-se tóxica, se em excesso, com o passar do tempo. Por essa razão, os alimentos são reforçados com uma forma menos potente de vitamina D. Os sinais da toxicidade da vitamina D são músculos fracos, ossos fracos, sangramento excessivo ou pedras nos rins e, muito freqüentemente, é o resultado de excesso de vitamina D proveniente de suplementos dietéticos e não de fontes de...
tracking img