Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Aula Prática I
* Coloração de bactéria gram-positiva e gram-negativa

Cristian Gram baseado nos componentes de parede celular bacteriana utilizou para diferenciar e identificardois grupos de bactérias, a coloração de Gram, que posteriormente as classificou como Gram positivas e Gram negativas. O experimento também possibilitou a identificação das formas bacterianas.Reagentes utilizados:

* Corante violeta genciana: penetra na bactéria positiva e negativa, depositando-se no citoplasma.
* Lugol de Gram: fixa o corante violeta genciana em cristais maiores nacélula.
* Álcool ou acetona de Gram: nas Gram positivas desidrata a parede e os peptídeoglicanas se agregam impedindo que os cristais de violeta-iodo saiam da célula. Nas Gram negativas também ocorrea desidratação da parede celular, mas por possuírem poucas camadas peptídeoglicanas não haverá o impedimento da saída dos cristais de violeta-iodo iram sair da célula tornando-a transparente.
*Safranina de Gram ou Fuccina: utilizada como contra corante. As gram negativas absorvem a Fuccina, pois perderam os cristais de violeta-iodo, ficando avermelhada. Nas bactérias Gram positivas a Fuccinanão se sobressai no violeta-iodo presente na célula, tornando-a lilás.

Materiais utilizados:

* Cotonete;
* Lamina:
* Óleo de imersão;
* Fonte de calor (lamparina)
* Piceta;* Microscópio;

Para o desenvolvimento da aula pratica, foram coletadascom o auxilio de cotonetes, bactérias da boca e de solado desandálias de alunos voluntários. As bactérias foram anexadasem lamina e fixadas com o auxilio de fonte de calor. Após a fixação foi acrescentado o corante violeta genciana, este agiu por trinta segundos, em seguida foi retirado o excesso e adicionado iododeixando agir por trinta segundos. Na continuaçãodo processo foi adicionado Lugol, e em seguida este foi lavado em agua corrente para retirar o excesso, e adicionado álcool ou acetona e lavado em...
tracking img