Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apolo 11 A Chegada do Homem Lua
“Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade” foi a frase dita por Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua.
No dia 20 de julho comemora-se quarenta anos desse feito. Neil Armstrong, astronauta americano e piloto de avião, deixou seu nome e suas botas gravados na história, através da missão Apolo 11.
Com mais doistripulantes, Edwin Aldrin e Michael Collins, Armstrong partiu para a viagem de oito dias sem saber se seria possível ou não pisar no satélite.
O foguete partiu da Flórida no dia 16 de julho, às 13h32min, do Centro Espacial Kennedy, podendo ser observado por centenas de milhares de pessoas. Foi feita uma transmissão televisiva, ao vivo, para o mundo todo.
A missão foi um sucesso, atingindo o objetivo doantigo Presidente americano John Kennedy, sendo que o astronauta, comandante da missão, tornou-se o primeiro homem a caminhar na superfície lunar, numa experiência de duas horas, acompanhado por seu companheiro Edwin Aldrin.
A nave foi dividida em dois módulos, uma parte continuou no espaço enquanto a outra fazia o pouso.
Ao chegarem à superfície da lua e pousarem, permaneceram por seis horas emeia dentro da nave, até serem liberados pela NASA para abrirem a escotilha.
Ao sair do módulo, Neil Armstrong testou se poderia ou não pisar no solo lunar. Carregava consigo uma câmera de TV, que fazia a transmissão das imagens. Suas pegadas ficaram marcadas, e puderam ser vistas em várias fotos e filmagens que os mesmos fizeram.
Segundo os astronautas, a aparência física da lua era de sologranulado e cinza, tendo uma característica empoeirada.
O peso de Armstrong, com a devida roupa, chegava a apenas trinta quilos, em consequência do campo gravitacional, seis vezes menor que o da Terra. O peso da mochila o puxava para trás, fazendo perder o equilíbrio nos primeiros minutos, mas o astronauta conseguiu contornar a situação rapidamente.
Aldrin também se arriscou em caminhar pela superfícielunar, hasteou a bandeira americana e fez continência à mesma.
Coletaram amostras do solo e tiraram cerca de cem fotografias. Por último, conversaram com o presidente americano, Richard Nixon, e foram assistidos por milhões de telespectadores do mundo.
Das imagens vistas aqui da Terra, dava a impressão que os dois astronautas brincavam em solo lunar, dando pulos, testando a baixa gravidade dolocal.
Hoje sabe-se que a massa da Lua é oitenta e uma vezes menor que a da Terra, assim como seu diâmetro é 3,66 vezes inferior. Não possui atmosfera e sua superfície é bem acidentada, com montanhas e crateras.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/apolo-11chegada-homem-lua.htm
Astrônomo desmente mitos de que homem não teria idoà Lua
Bandeira americana está amassada e não tremula.
Veja o que é verdade e o que é mentira sobre a missão da Apollo 11.
Marília Juste Do G1, em São Paulo
Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua, mas muitos ainda não acreditam nisso. E apesar de astronautas terem voltado lá outras cinco vezes, o fato de que ninguém nunca mais tocou o solo lunar desde 1972 abriu margem para dúvidas de muitagente. Afinal: o homem foi mesmo à Lua ou tudo não passou de uma bem montada encenação americana? Para o astrônomo Ronaldo Mourão, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, está claro: há 40 anos Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin chegaram sim à Lua.
Os soviéticos
Para o cientista, a principal prova de que os americanos chegaram à Lua é simplesmente o fato de que seus inimigos, ossoviéticos, nunca duvidaram disso. A URSS em 1969 tinha uma tecnologia avançada, um programa espacial de ponta e plenas condições de verificar se os sinais de rádio da Apollo 11 vinham mesmo da Lua. “Se os soviéticos descobrissem qualquer indício de que era uma mentira, eles iam fazer um samba enorme em cima. Não iam esconder de jeito nenhum”, afirma Mourão.
Além do rádio, os soviéticos tiveram outras...
tracking img