Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICO: MATHEUS LOPES SOUZA – 7º PERÍODO BIOLOGIA BACHARELADO


TRADUÇÃO: THE LAKE AS A MICROCOSM - STEPHEN A. FORBES (1887)

O LAGO COMO UM MICROCOSMO

Stephen A. Forbes (1887)

O lago é um capítulo da história natural dos tempos primordiais, para condições de vida primitivas, - as formas de vida são, como um todo, relativamente escassas e antigas, e o sistema de interaçõesorgânicas pelo qual elas influenciam e controlam as outras permaneceu substancialmente inalterável desde um período geológico remoto.
Os animais de cada corpo d'água são, de forma geral, bem isolados, estreitamente relacionados entre eles em todos os seus interesses, mas são tão independentes da terra acima deles, pois se cada animal terrestre fosse repentinamente aniquilado, ele poderia sem dúvidaficar muito tempo antes da maioria dos habitantes do lago sentir os efeitos desse evento de maneira marcante. Encontra-se em um único corpo d'água um equilíbrio tão mais completo e independente de vida e atividade orgânica do que qualquer área de terra equivalente. Corpo d’água é uma pequena ilha deserta constituída por vidas antigas e inferiores em meio a formas de vida mais recentes da região aoredor. Ele forma um pequeno mundo dentro dele mesmo, um microcosmo em que todas as forças elementares estão trabalhando e o jogo da vida é acertado, mas em uma escala muito pequena para ser facilmente compreendida.
Em nenhum lugar, pode-se ver mais claramente ilustrado o que se chama de sensibilidade de um complexo orgânico, - expressado pelo fato de que tudo o que afeta poucas espéciespertencentes ao corpo d’água influencia rapidamente a assembléia inteira. Ele serve para compreender a impossibilidade de se estudar completamente alguma forma de vida fora e da sua relação com as outras formas, - a necessidade de uma boa compreensão do todo como uma condição para um satisfatório entendimento de cada uma das partes. Se alguém quiser familiarizar-se com o peixe preto, por exemplo, poderáaprender pouco se limitar-se a essa espécie. Deve-se evidentemente estudar as outras espécies uma vez que o peixe depende delas para sua existência. Ele deve da mesma forma estudar as espécies com as quais objeto de estudo compete, e as condições do sistema inteiro afetando seu sucesso, e ao mesmo tempo estudaram-se todas elas suficientemente para concluir que ele funciona por meio de um mecanismocomplicado de vida aquática do habitat animal e vegetal, segundo o qual suas espécies formam um elemento singular.
É sob a influência dessas idéias gerais que eu proponho examinar brevemente durante a noite a vida lacustre de Illinois, obtendo dados de coleções e observações dos últimos anos por mim e meus assistentes do Laboratório Estadual de História Natural.
Os lagos de Illinois são de doistipos, lagos fluviais e represados. Os lagos fluviais, os quais são muito mais numerosos e importantes, são afluentes do sistema hídrico do Estado, sendo situados nos leitos dos rios e conectados com os córregos adjacentes por inundações periódicas. Sua fauna é, portanto basicamente destes mesmos rios, e os dois devem, é claro, ser estudados juntos.
Os lagos são isolados ou abandonados,provavelmente em todos os trechos, como rios que se desviam de seu curso, ou então, são trechos de grandes leitos de córregos, em que por alguma razão foi reduzida a velocidade da correnteza no córrego em comparação com as áreas de entorno, e que surgiram a partir de depressões da superfície que retêm a água de inundações por mais tempo do que nas terras mais altas adjacentes. A maioria dos“lagos-ferradura” são lagos fluviais, e os “lagos íngremes”, situados ao longo da borda dos rios, constituem exemplos de lagos represados.
Estes lagos fluviais são muito importantes como criatórios e reservatórios da biota aquática, especialmente por serem protegidas da poluição e contaminação advindas de cidades e fábricas cujos rios são contaminados ainda mais a cada ano.
A riqueza e abundância de...
tracking img