Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
História


Colegio Estadual Jóse Valente Data: 20/08/2012Alunos: Jéssica Horrana, Danusa Ferreira, Thais Sudré, Lucas Brasileiro, Daniela Maria.Série: 2° "B"


Inconfidência MineiraIntrodução

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo portuguêsno período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrançade altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugaldecretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.

























A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira,foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. Desse grupo, fizeram parte intelectuais, religiosos, militares efazendeiros, dentre os quais estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier, sempre lembrado como principal líder do movimento.
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de umaoperação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro...
tracking img