Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como você percebe a importância da descoberta do microscópio e da célula para os avanços nos estudos das ciências da saúde, nos quais a Educação Física está inserida?
Dentro da Educação Física podemos dividir a prática esportiva em duas fases, a saber:
Antes e depois do pleno conhecimento das células que somente foi possível com a descoberta do microscópio.
Não seria possível alcançar osresultados esportivos que alcançamos hoje sem esse conhecimento. Saber como combinar alimentação com treino, o que e quando comer de acordo com o objetivo e o treino do individuo, saber quais suplementos tomar e quando toma-los, até mesmo por que não existiriam suplementos sem o conhecimento das células. Recuperar uma contusão de forma adequada e rápida, e as doenças, formas de prevenção e cura sãooriundas do conhecimento celular, desde a criação de uma vacina até o isolamento em nosso corpo de células contaminadas por algum tipo de doença para erradicação dessa e consequente cura, realmente estaríamos na “pré-história” no que se refere à saúde e a prática esportiva sem o conhecimento celular.

Os animais pluricelulares apresentam uma organização es-trutural complexa que se inicia emníveis químicos, incluindo todas as substâncias químicas necessárias para seu funcionamento (oxi-gênio, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, sódio etc.) e termina em níveis sistêmicos, formados pelos órgãos que possuem funções em comum, como, por exemplo, respiração (sistema respiratório), digestão (sistema digestório), circulação (sistema circulatório), lo-comoção (sistema musculoesquelético),entre outros. Entre esses dois níveis, nós ainda temos o nível celular, composto pelas célu-las que apresentam funções específicas de acordo com a região em que se encontram; nível tecidual, no qual as células com as mesmas funções se unem para formar os tecidos (tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido nervoso, tecido muscular); e o nível or-gânico, composto pelos órgãos constituídos pelos tecidoscom as mesmas funções (coração, intestino, pulmão, rim etc.). Os seres humanos apresentam cerca de 75 trilhões de células que, embora possam se diferir pelo tamanho, função e forma, apresentam pro-priedades básicas comuns que garantem sua manutenção.

célula é a unidade estrutural e funcio-nal fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordocom a Teoria Celular.

Além disso, as células são capazes de:
1) Adquirir e utilizar a glicose como fonte de energia neces-sária para realização de atividades metabólicas que re-querem gasto energético, como, por exemplo, no trans-porte ativo de substância para fora da célula.
2) Realizar reações químicas através de enzimas, que são proteínas específicas.
3) Responder a estímulos comoluz, calor e hormônios, e, assim, se preparar para se contrair, se dividir ou se des-locar.
4) Locomover ou alterar sua forma através de proteínas motoras.


ORGANELAS, EUCARIOTICAS, E PROCARIOTICAS








E qual a importância das biomoléculas, das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos, para a prática da atividade física?
Essas moléculas que atuam como unidades construtorasdas células animais, que em conjunto chamamos de biomoléculas, isto é, moléculas da vida.
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos, cujas massas são formadas em 97,5% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto) (Nitrogênio). Ou seja, são as vitaminas, Carboidratos,Lipídios, Proteínas etc. O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações.
Considerando a definição acima e o estudo feito à unidade 2 podemos concluir que são de fundamental importância pois são nosso combustível, de onde tiramos nossa energia, esse “combustível” combinado com uma atividade física bem feita nos permitirá ganho de força, resistência, flexibilidade, ou...
tracking img