Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
enos são produzidos pelo folículo ovariano em maturação. O estradiol é fabricado pelos ovários e liberados na primeira fase do ciclo menstrual. A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa. A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.O estrógeno induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e oestreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo . Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio ea razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo,por isso a mulher tem uma camada de gordura mais estensa do que o do homem devido as células de gordura que se formam no organismo.(ou seja, se uma pessoa tiver uma alimentação inadequada ou utilizando medicamentos que prejudicam a saúde ex: medicamentos detarja preta, ingestão de gorduras hidrogenadas,refrigerantes em excesso sabendo que eles contem benzeno e outros produtos cânceridicos, gorduras saturas desordenadamente que também fazem mal a saúde com certeza estrógeno vai melhorar um lado e prejudicar o outro por isso é necessário fazer um checape de 6 em 6 meses ou pelo menos um vez por ano, principalmente esses que abusam na alimentação ouutilizam algum tipo de droga licita ou não. O estrógeno também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, Fpára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem mas pára de crescer após os primeiros anos dapuberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher. Nesse ponto, também, diferenciam-se mais acentuadamente os dois sexos.
O estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual.
[editar] Efeitos da falta do estrogênio
O estrogénio é responsável pelatextura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causa a diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga. É a falta de estrógenio que causa a secura vaginal, que pode acabar por afetar as relações sexuais ao tranformá-las em algo desagradável e doloroso.
O estrogénio também é relacionado aoequilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares, eventos mais relacionados ao sexo masculino.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrógeno é a irritabilidade e a depressão. Por último o estrógeno é responsável pela fixaçãodo cálcio nos ossos.
Após a menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrógeno ao Mal de Alzheimer.
Outros efeitos:
* causa estimulação dos seios
* aumento da gordura corpórea
* depressão
* dor de...
tracking img