Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DE FUNDAMENTOS BIOLOGICOS

Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos Biológicos,
do primeiro período do curso de Psicologia
da Faculdade Dom Bosco.
Professor (a): Luiz Fernando Ribeiro

CURITIBA
ABRIL/2012
2
Questões para estudo.

1. Descreva a estrutura de membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma barreira flexível, mais forte, que se constituiprincipalmente de fosfolipídios e proteína. Sua estrutura básica é a bicamada lipídica.
2. Quais são as funções relacionadas com a membrana plasmática?
A membrana plasmática permite que algumas substancias entrem na célula e saiam dela mas restringem a passagem de outras. Essa propriedade das membranas é dominada permeabilidade seletiva. Sendo nas formas de transporte passivo e transporteativo.

3. Quais são as diferenças do transporte passivo e ativo.
Transporte ativo: é um transporte contra o gradiente de concentração, e gasta ATP, ou seja, há gasto energia por parte da célula.
Transporte passivo: é um transporte a favor do meio de concentração mas sem gasto de ATP, ou seja sem gasto de energia.
4.Explique o funcionamento da bomba sódio potássio? Qual é sua função?
Os íonssódio (Na+) são expedidos e os íons potássio (K+) são importados pela célula. A bomba não funciona, a menos que estejam presentes Na e ATP no cito sol e K no fluido extracelular.
Para manter o potencial elétrico da célula, precisa de uma baixa concentração de íons de sódio e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de sódio euma baixa concentração de potássio.Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de sódio bombeia sódio para fora da célula e potássio para dentro dela. Este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP.
3
9. Quais são as organelas que compõe o sistema de endomembranas?
Asorganelas que compõem o sistema de endomembranas são formadas por membranas bi lipídicas similares à membrana plasmática. São elas: retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de golgi, endossomas, lisossomas e peroxissomas. A parte externa da membrana de cada organela, relacionada com o citosol, é chamada face citosólica e a interna, face luminal.
10. Como e com qualcritério o retículo endoplasmático é dividido?
As células contem duas formas distintas de reticulo endoplasmático que diferem em estrutura e função. O reticulo endoplasmático rugoso estende-se a partir do envoltório nuclear e tem aparência “rugosa” porque sua superfície externa é cravejada de ribossomos. O reticulo endoplasmático liso estende-se a partir do reticulo endoplasmático rugoso, formando umarede de túbulos membranosos e é denominado liso por não conter ribossomos.
11. Cite as principais funções do retículo endoplasmático.
Reticulo endoplasmático rugoso é o sitio da síntese de glicoproteicas e fosfolipídios.Reticulo endoplasmático liso é o sitio de síntese de ácidos graxos e esteróides também libera glicose na corrente sanguínea.
12. Tanto o retículo endoplasmático como o complexode Golgi são organelas membranosas. Descreva sua estrutura na célula (sua forma) e como estas estruturas são mantidas dentro do citoplasma?
situa-se próximo do núcleo celular e é formado por unidades, os dictiossomos, que estão ligados entre si. Cada dictiossoma é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discóides e aplanadas, cercadas de vesículas secretoras de diversos tamanhos. O númerode dictiossomas pode variar desde poucas unidades até algumas centenas, isto ocorrerá de acordo com a função realizada pelas células eucariotas.O citoplasma das
4
células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante à da membrana plasmática. Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados.

14. Explique o que...
tracking img