Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salmonelose é o termo utilizado para se referir a infecções causadas por salmonelas, como a febre tifoide e gastrenterite. Esta última é provocada pela ingestão de alimentoscontaminados pela bactéria Salmonella enterica do sorotipo Typhimurium, liberada juntamente com as fezes de animais. Carnes, aves, leite e ovos são os principais alimentos compotencial de causar a infecção; embora folhagens, verduras e frutas mal lavadas também possam propiciar a contaminação.

Entre 12 e 72 horas após o contato do organismo coma bactéria, as pessoas infectadas têm cólicas abdominais, febre e diarreia.

Geralmente, a manifestação da doença não ultrapassa uma semana e é curada naturalmente.Entretanto, quando a diarreia se apresenta muito frequente e intensa, e/ou com sangue, principalmente se tratando de bebês, crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida;pode ser necessária a internação e uso de remédios específicos, prescritos pelo médico. Tal grupo é, também, mais suscetível a apresentar espalhamento da bactéria pelo sistemasanguíneo.

O diagnóstico é feito, na maioria dos casos, pela análise do histórico alimentar do paciente. Em situações que se fazem necessárias, pode ser solicitado exame defezes específico para diagnosticar a presença das bactérias.

Como a presença da S. enterica não altera o cheiro, aparência nem o gosto dos alimentos, é necessário:

-Ingerir somente leite pasteurizado ou de procedência confiável;

- Evitar a ingestão de alimentos de origem animal, ou derivados, que não tenham se submetido ao calor –principalmente ovos;

- Lavar bem os alimentos antes de servi-los;

- Sempre adotar medidas de higiene, como lavar as mãos, principalmente antes de preparar ou servir alimentos;
tracking img