Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar as diferentes técnicas de ensino que podem ser utilizadas na prática educacional, e as maneiras como se pode escolher a melhor técnica para se aplicar em um dado momento.
O método de ensino consiste na sequencia organizada de ações para atingir o objetivo, é a compreensão global do processo de ensino. Enquanto que as técnicas de ensino éoperacionalização do método, é o “como” fazer. O método se desenvolve por etapas e se concretiza por meio das técnicas de ensino. As técnicas de ensino nada mais são do que os procedimentos que o professor pode utilizar para atingir os seus objetivos.
Na época do tecnicismo, essas técnicas eram chamadas de estratégias de ensino. As técnicas de ensino são, portanto, selecionadas em função do método e,sobretudo, em função dos objetivos (ou das competências) que se pretende alcançar.
Exemplos de técnicas de ensino: aula expositiva, demonstração, estudo dirigido, trabalho em grupo, excursão, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevista, etc.
As técnicas são selecionadas para cada momento do método. Por exemplo: a aula expositiva é uma técnica de ensino muito utilizada, especialmentequando o professor não dispõe de muitos recursos materiais. Entretanto, se o professor utiliza apenas a aula expositiva, ela acaba por se transformar em um método: o método expositivo.
Segundo Freinet, está fadado ao fracasso qualquer método que pretenda fazer “ beber água o cavalo que não tem sede”.











Objetivos
Conceituar, caracterizar e contextualizar métodos e técnicas deensino;
Relacionar esses métodos e as técnicas com as teorias da aprendizagem;
Utilizar, de forma eficaz, métodos e técnicas de ensino em aulas

Fundamentação Teórica
Algumas técnicas de ensino
A aula expositiva
A aula expositiva tem sido muito "chata", como se o aluno, ao participar de uma aula expositiva, não exercesse atividade mental criativa. É claro que exerce! À medida que oprofessor expõe um assunto, cada aluno vai fazendo suas próprias conexões com as experiências anteriores, vai criando imagens mentais próprias, vai concordando ou rejeitando mentalmente o que está sendo exposto. Uma mesma aula expositiva é "percebida" de diferentes formas, tantas quantos forem os alunos presentes.
Entretanto, com alunos muito jovens, como são os alunos do primeiro e segundo ciclos, épreferível utilizar outras técnicas mais ativas. Dado que eles têm ainda dificuldade de se concentrar por muito tempo, é bom variar as atividades, dar a eles a oportunidade de trabalhar com material concreto, desafiá-los com situações novas. Quando for necessário o seu uso, a exposição deve ser curta, interessante, dialogada, cobrando participação dos alunos, envolvida de perguntas inteligentes quelevem os alunos a pensar com o professor. Enfim, deve procurar ser um desafio para os alunos. É uma técnica interessante para começar um assunto, dando uma ideia geral do mesmo; ou, para resolver dúvidas, ou mesmo para fazer o "fechamento" de um assunto, propiciando uma síntese do que foi estudado. É ótimo quando o professor dispõe de recursos audiovisuais para tornar a exposição mais agradável:retroprojetor, projeção de slides, cartazes,abuso de imagens,etc.
A demonstração
A demonstração é uma técnica que, como muitas outras, pode ser utilizada no estudo de diferentes áreas do saber: Geografia, Química, Ciências Naturais, e focando a nossa área de ciências biológicas. Cabe ao professor ou outra pessoa "demonstrar" para os alunos como se realiza algum procedimento, "como se faz"alguma coisa. Exemplos como, manusear um microscópio, o professor ao "dissecar" uma planta para identificar, com os alunos, as suas partes, ele está fazendo uma demonstração.
A observação
É uma técnica muito usada em diferentes campos do saber, tanto em biologia, como em história,geografia,química,física. Observa-se o comportamento de animais, o desenvolvimento de plantas, o tempo, a vegetação de...
tracking img