Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BASICOS


1. Conceitue: motivação, impulso, incentivo positivo e negativo.
R: Motivação é uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo a persistir um comportamento orientado para um objeto, possibilitando a transformação ou permanência da situação.
Impulso é considerado a força que põe o organismo em movimento, é entendida como a conseqüência deuma necessidade, a fonte de energia dos motivos de sobrevivência.
Incentivo é um objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige.
Incentivo positivo aquele na direção do qual o comportamento se dirige (como o alimento, o dinheiro, o sucesso).
Incentivo negativo do qual o individuo procura afastar-se ou que é ativamente evitado (como o ferimento, o isolamentosocial).

2. Cite e classifique os motivos segundo Braghirolli.
R: Motivos relacionados com as necessidades fisiológicas ou motivos de sobrevivência como cíclicos (fome, sede, respiração, sono) episódicos (dor, medo, fadiga) e a recepção e interpretação de informações (estimulação informativa).
Motivos relacionado com a interação com outras pessoas ou motivos sociais como reprodutivos (sexo,comportamentos maternais) e afiliação prestigio.
Motivos relacionados com a competência ou o EU ou, simplesmente motivos do EU,como necessidades de realização e necessidade de informação consonante.

3. Explique a teoria da hierarquia de Maslow.
R: Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influencia do comportamento humana.Na base da pirâmide estão asnecessidades mais baixas,enquanto no topo estão as mais sofisticadas e intelectualizadas.
As necessidades fisiológicas é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, como a necessidade de alimentação, de sono e repouso, abrigo ou desejo sexual.Em seguida vem as necessidades de segurança que levam a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário,físico ou abstrato.Depois vem asnecessidades sociais que estão relacionadas com a vida associativa do individuo com outras pessoas,associação de participação,de aceitação por parte dos colegas,de troca de amizades,de afeto e amor.Depois está as necessidades de estima relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia com a auto-avaliação e auto-estima.No nível mais elevado da pirâmide está as necessidades deauto-realização que leva cada pessoa a realizar seu próprio potencial e de se desenvolver continuamente ao longo da vida.

4. Conceitue emoção.
R: A maioria dos autores concorda que as emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo todo. É usado também para significar os sentimentos e os estados afetivos em geral, mas alguns outros preferem atribuir significados diferentesaos termos emoção e sentimento falando assim que os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade, um dos aspectos do comportamento humano. A maioria dos estudiosos admite dois aspectos em toda a emoção:a experiência individual,interna e a experiência comportamental,externa.

5. Descreva os indicadores das emoções.
R: Há três indicadores que são utilizados para identificar as emoções: 1-Relatos verbais como já vimos é um tanto difícil identificar a emoção pela simples observação das respostas externas. Assim, nada melhor solicitar que a pessoa fale ou escreva a resposta do que está sentindo. 2- Observação do comportamento, embora uma mesma emoção possa ser acompanhada de respostas totalmente distintas e diferentes emoções possam ser exposta através de uma única respostacorporal,costuma-se observar os gestos, a postura corporal, a expressão facial e outros motivos para identificar as emoções.3- Indicadores fisiológicos,varias alterações fisiológicas e orgânicas ocorrem durante os estados de emoção.As principais são:a condutividade elétrica da pele que aumenta com a grau de excitação emocional do individuo,as mudanças na pressão, volume e composição do sangue e o ritmo...
tracking img