biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Floresta Boreal ou Floresta de Coníferas do Norte (Taiga)

Esta região forma uma banda quase contínua (com a largura de 1500 km) ao longo do hemisfério Norte. No Norte faz fronteira com a Tundra e a Sul com a Floresta Temperada. O clima é fortemente influenciado pelas massas de ar frio polares. Os Invernos são muito frios, com temperaturas médias abaixo do – 7ºC. A cobertura de neve pode durarmais de 6 meses pelos dias curtos de Inverno. Os pequenos Verões são mais quentes, com temperaturas acima dos 15ºC. As precipitações anuais raramente excedem os 500 mm.

O período de crescimento das plantas varia entre 100 a 160 dias.

A vegetação é dominada por resinosas, como as píceas, abetos e pinheiros. Nalgumas áreas domina apenas uma espécie, sendo a Picea picea o melhor exemplo,cedendo a dominância para o Pinus sylvestris nas zonas mais secas. Determinadas manchas e ao longo dos rios surgem folhosas, como a Betula pubescens. Como arbustos surgem várias espécies do género Salix e da família 

Taiga e/ou floresta boreal


Zona do bioma de Taiga. 

A Floresta Boreal também conhecida por Floresta de Coníferas, ou ainda Taiga, é um bioma comumente encontrado no norte doAlasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usafloresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Localização – ocupa uma faixa situada ao sul do Círculo Polar Ártico, tanto na Eurásia quanto na América do Norte, constituindo cerca de 38% das florestas do Planeta.

Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período decrescimento dura em média 3 meses e as chuvas são pouco freqüentes.

Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e húmida, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folhalarga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras. Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.

A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico

















A Taiga  é um tipo de floresta tipicamente do hemisfério norte do planeta, emregiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC.
Também conhecida como Floresta de Coníferas, ou Floresta Boreal, a Taiga perfaz uma faixa que abrange a Ásia, América do Norte e Europa e está limitada ao norte com a Tundra, e ao sul com a Floresta Temperada.
A vegetação da taiga apresenta uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões.

Espécies como as coníferas epinheiros
Possuem folhas com superfícies pequenas para reduzir o processo de evapotranspiração uma vez que a água é escassa, pois a que está presente no solo está congelada, ajuda a evitar o acúmulo de neve. E as folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão.
Os extratos arbustivos eherbáceos quase não se desenvolvem nesse tipo de floresta devido à neve no solo e ao frio intenso.
A região possui duas estações bem definidas, o inverno bastante rígido e o verão com temperaturas abaixo de 20ºC. No verão os dias são longos enquanto que no inverno, os dias são mais curtos e a precipitação cai sob a forma de neve.
No período de calor a neve derrete em alguns lugares formando...
tracking img