Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. – Introdução---------------------------------------------------------------------------- pag/-02
2. – Desenvolvimento--------------------------- pag/-03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11.
3. – Conclusão------------------------------------------------------------------------------pag/-12.
4. –Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------pag-13.

Introdução

Desenvolvimento
Sistemas Endomembranares
Muito citologistas consideram algumas diferencias membranas de célula eucariotica como fazendo parte de um sistema endomembranar. Este sistema entegra um conjunto de estrutura que se relacionam entre si, incluindo o reticulo endoplamastico, o complexo de golgi, lisossomas, vacuolos, o involuocro nuclear e ainda a membranaplamastica, que se , não sendo uma endomebrana, está relacionada com om reticulo e outras membranas internas.
Muito dos componente do sistema endomembranas relaciona-se directamente ou através da traferencia de vesículas.

Reticulo Endoplamastico
Uma das mas importantes descobertas ocorridas a nível celular aquando da utilização do microscópio eletronico no estudo da células foi a existênciade complexo sistema de membranas distribuído por todas a célula. Estea rede de membranas foi posta em envidencia em 1947 e descrita por porter e rollman (1952), que lhe deram a designação de reticulo endoplamastico (RE).

O reticulo endoplamastico (RE) aparece constituído por um conjunto de saco achatados, designados por sistema e por tuplos e ???? que intercomunicam entre si. A parecedestas estruturas e formadas por umas membranas que tem caracteristiocas idêntico ás da membrana plasmática.

Existem dois tipos de reticulo endoplasmtico:
* Reticulo Endoplamastico rugoso (RER), também chamado reticulo endoplamastico granular, que a presenta nas faces externas das suas membranas inumerás particulas, os ribossomas.
* Reticulo Endoplamástico Liso (REL), ou agranular, nãoapresenta ribossomas e geralmente tem o aspecto de tubo anastomosados.
Os dois tipos de reticulo considerados podem coexistir na células, podendo comunicar um com o outro. As ligações que se estabelecem entreas diferente cavidades do ridículo não são permanentes, parecem e desaparecem conforme a actividade celular. O reticulo constitui uma estrutura dinâmica, sendo próprio desenvolvimento reticularafectado por condições de diversas.

Desenvolvimento do reticulo endoplamastico
Nas células hepáticas do ratos alimentado com abundância observa-se um reticulo muito desenvolvido, enquanto que nos ratos submetido a jejum se verifica uma regressão quais total do reticulo endoplamastico. No entanto, se a alimentação normal for restabelecida, o reticulo endoplamastico e constitui-se.
Comoactividades importante do retículos de endoplamastico podem referir-se a síntese e transpoirte de varias substancias.
O RER esta relacionado com síntese e concentração proteínas interferindo no transporte não so de proteínas mas também de substancia de procedente do meio exterior. Por exemplos, este organelo constitui uma verdadeira uma rde de distribuição dentro da célula.
Admite-se que o reticuloendoplamstico liso (REL) esteja ligado á síntese de certos lipidos, incluindo os fosfolipidos das membranas e à metabolização de vários compostos nocivos nomeadamente drogas, que nele são transformadas em substancia inócuas ou então em substância facilmente eliminadas.

Complexos de Golgi
Foi descrito pela primeira vez no finais do século XIX por um investigador italiano – Camilo Golgi -, mas a suaestrutura som pode ser observada com o ME.
Podem considerar-se no complexo de Golgi três nives de organização:
* Saculos – pequenos discos achatados e encurvados, apresentando um elemento central ligado a uma rede periférica de tubos e vesicuias.
* Dictiossoma – constituído por um conjunto de quatro a dez saculos unidos entre si por numero de fibrilas. O conjunto tem face de convexa,...
tracking img