Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios
Sistema Nervoso
01. (Ufv) O esquema abaixo exemplifica um dos tipos de transporte de membrana cuja função é fundamental para o metabolismo celular. No esquema está indicado que a concentração de K+ é maior no meio interno da célula e, ao contrário, a concentração de Na+ é maior no meio externo. De acordo com o esquema, responda: Que tipo de transporte permite à célula mantera diferença de concentração desses íons em relação aos meios? Cite o nome do principal componente químico da membrana responsável por esse tipo de transporte. O que poderia acontecer com esse tipo de transporte, se a respiração celular fosse bloqueada? Se a permeabilidade dessa membrana fosse aumentada, permitindo o livre transporte de Na+ e K+, qual seria a diferença de concentração desses íonsentre os dois meios, após um certo tempo? Para que o esquema representasse o transporte em um neurônio em repouso, como ficaria a concentração de K+ no meio interno em relação ao externo? (Fuvest) O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y. Tomando-se as estruturas X e Y comoreferência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II? Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles? Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse. (Udesc) Observe o gráfico a seguir em que estão representadas as curvas decrescimento (médias) de diferentes partes do corpo.

a) b) c) d) e) 02.

a) b)

c) 03.

(HARRISON, G. A. et al., apud SANTOS, M. A. dos. BIOLOGIA EDUCACIONAL. São Paulo, Ática, 1986, p. 130.)

a) b) c)

Baseado no gráfico, RESPONDA: Em qual faixa etária existe um maior desenvolvimento do sistema nervoso central? A partir de qual idade o organismo desenvolve com maior intensidade suacapacidade de reprodução? JUSTIFIQUE sua resposta. COMENTE sobre um fator que pode alterar o quadro de curvas de crescimento, apresentado no gráfico. 1

3ª série do Ensino Médio

Lista de Exercícios
Sistema Nervoso
04. a) b) 05. (Ufv) Com relação ao sistema nervoso humano, resolva os seguintes itens: Além dos neurônios, o tecido nervoso apresenta outras células fundamentais para o seufuncionamento. Como se denominam, em conjunto, essas células? Na sinapse química, a transmissão do impulso nervoso ocorre pela liberação de mediadores químicos. Cite dois exemplos desses mediadores. (Unesp) Quando um neurônio é estimulado, várias alterações elétricas ocorrem em sua membrana (axônio), as quais são basicamente comandadas pelos movimentos de íons. Quando o nível do estímulo é suficiente forma-seo impulso nervoso. Quais são os íons que comandam estas alterações elétricas que formam o impulso nervoso? Que nome se dá à região entre os neurônios, onde ocorre a transmissão do impulso? (Unicamp) Considere o esquema de arco-reflexo a seguir, e responda:

a) b) 06.

a) b) c) 07. a) b) c)

Qual o efeito de uma interrupção no ponto indicado pela letra A? Que estrutura é indicada pela letraB? Como se denomina a região indicada pela letra C? (Unicamp) Os esquemas a seguir mostram a crescente complexidade evolutiva do sistema nervoso em quatro grupos de invertebrados: Qual a diferença entre o sistema nervoso do animal A em relação aos outros? E do animal B em relação ao animal C? E do animal C em relação ao animal D? Dê uma vantagem proporcionada pelo tipo de sistema nervoso encontradono animal D.

3ª série do Ensino Médio

2

Lista de Exercícios
Sistema Nervoso
08. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 09. a) b) c) d) e) 10. (G2) Esquematize um neurônio apontando com setas e legendas as seguintes estruturas: corpo celular terminações axônicas bainha de mielina célula de Schwann axônio nodo de Ranvier substância de Nissl (Pucmg) Possuem sistema nervoso, EXCETO: Agnatos. Cnidários....
tracking img