Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Na natureza, a germinação de sementes pode ser influenciada por fatores abióticos (como água e temperatura) e também por fatores bióticos, como a ingestão por diferentes animais, podendo estes atuar como dispersores ou como predadores (NAKAO & CARDOSO, 2010). O transporte de sementes para longe da planta mãe ocorre através de unidades de dispersão, os chamados diásporos, quepodem ser sementes, frutos, a planta inteira ou parte dela, e pode ter como conseqüência o estabelecimento de novas gerações vegetais.
A remoção dos frutos da planta-mãe e sua deposição sobre o solo a alguma distância é chamada de dispersão primária. Contudo, uma vez sobre o solo, as sementes são freqüentemente transportadas para outras localidades pelos mais variados agentes, sejam abióticos, comoenxurradas (HAMPE, 2004), ou bióticos, como animais que removem as fezes com sementes (ANDRESEN, 2002), ou removem as sementes das fezes e dos regurgitos de dispersores primários, ou os próprios frutos caídos sob a planta-mãe (FORGET & MILLERON, 1991; KASPARI, 1993; PASSOS & OLIVEIRA, 2003). O transporte das sementes uma vez que estas tenham chegado ao solo é denominado de dispersão secundária.Certas plantas espalham suas sementes sem a intervenção de agentes externos (autocoria), enquanto outras dependem de agentes dispersantes, como o vento (anemocoria), a água (hidrocoria), animais (zoocoria) ou o homem (antropocoria). Estas categorias ainda podem ser subdivididas, o que evidencia a grande variedade de mecanismos envolvidos nessa etapa da vida das sementes. Estes mecanismos estãointimamente associados à diversidade morfológica da própria semente e dos frutos.
A dispersão realizada por animais apresenta como principais subdivisões o transporte de sementes realizado por:
- Formigas (mirmecoria): principalmente devido ao elaiossoma presente nas sementes, uma substância oleosa atrativa para estes insetos.
- Peixes (ictiocoria): que atuam como dispersores eficientesprincipalmente em florestas alagadas, ingerindo frutos que caem acidentalmente na água dos rios e lagos.
- Répteis (saurocoria): representados de forma mais expressiva por tartarugas e lagartos, que ingerem frutos que nascem próximos ao chão ou que caem quando maduros.
- Aves (ornitocoria): por serem animais com olfato fraco e visão aguçada, na maioria das vezes são atraídas pela coloração dos frutos eé grande o número de trabalhos publicados que trata desta interação.
- Mamíferos (mamaliocoria): a dispersão pode ser realizada tanto por animais de pequeno porte como por animais de grande porte, como bovinos.
- Morcegos (quiropterocoria): apesar de serem cegos, eles possuem olfato bastante aguçado. Quando frugívoros possuem o sonar pouco eficiente, preferindo frutos expostos às folhagensdensas.
A dispersão de sementes pode ainda ser classificada como endozoocórica, quando se faz através da ingestão do diásporo e sua posterior liberação nas fezes; sinzoocórica quando as sementes são carregadas propositalmente pela boca e/ou bico do animal, e também como epizoocórica, quando os diásporos são carregados acidentalmente por possuírem mecanismos adesivos como espinhos ou ganchos. Naepizoocoria, pode-se citar como exemplo os carrapichos grandes e pesados que ficam no chão e que podem funcionar como diásporos roladores com o efeito aditivo de fixação no solo. São comuns em regiões desérticas e podem ser achados em camelos, que descansam no chão. Já a sinzoocoria em mamíferos é semelhante a que ocorre com pássaros, porém, ao contrário destes, os mamíferos podem carregar diásporosmaiores. A endozoocoria pode ser acidental, quando os animais que pastam ingerem diásporos junto com a folhagem e evacua-os parcialmente. Em alguns casos, a digestão elimina sementes imprestáveis, sem potencial germinativo. Estudos anteriormente realizados demonstram que em ecossistemas com pluviosidade elevada e bem distribuída ao longo do ano ocorre predomínio de plantas dispersas por...
tracking img