Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecologia e Biodiversidade
*Os PCNs
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a inclusão de temas transversais, indicando a metodologia para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático. São eles: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
O tema “meio ambiente”, além de noções básicas para a questão ambiental como elementos naturais, fatores físicos esociais, inclui conceitos de sustentabilidade, diversidade, valores e atitudes.
Assim, a ação do MEC, das prefeituras e o compromisso da sociedade com a educação, poderão contribuir para o cumprimento do Artigo 13 da CBD (Convenção sobre Diversidade Biológica).
*Artigo 13
Educação e conscientização Pública
As Partes Contratantes devem:
a) Promover e estimular a compreensão daimportância da conservação da diversidade biológica e das medidas necessárias a esse fim, sua divulgação pelos meios de comunicação, e a inclusão desses temas nos programas educacionais;
b) Cooperar, conforme o caso, com outros estados e organizações internacionais na elaboração de programas educacionais de conscientização publica no que concerne à conservação e à utilização sustentável da diversidadebiológica.


Diz o artigo 225 da Constituição que:
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Segundo a Constituição Federal, “preservar e restaurar os processos ecológicosessenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas”, assim como “preservar a diversidade
e a integridade do patrimônio genético do país”, além de definir “espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos”, que só poderão ser alterados ou suprimidos com autorização legal.




ECOLOGIA


• Termo criado por Hernst Haekel em 1869,em seu livro "Generelle Morphologie des Organismen", para designar o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico ou orgânico.
• O conceito original evoluiu até os dias de hoje no sentido de designar uma ciência, tornando-se parte da Biologia.
• É a ciência que estuda a dinâmica dos ecossistemas
• Do grego "oikos“ - significa lugar onde se vive ou habitat;• “O ramo da ciência relativo à inter-relação dos organismos e seus ambientes, manifestada em especial por: ciclos e ritmos naturais; desenvolvimento e estrutura das comunidades; distribuição geográfica; interações dos diferentes tipos de organismos e alterações de população (Webster's, 1976);
• "Disciplina biológica que lida com o estudo das inter-relações dinâmicas doscomponentes bióticos e abióticos do meio ambiente" (USDT, 1980);
• A ecologia se divide em: auto-ecologia, dinâmica das populações e a sinecologia.
• A auto-ecologia - estuda as relações de uma única espécie com seu meio.
• A dinâmica das populações - descreve as variações da abundância das diversas espécies e procura as causas dessas variações.
• A sinecologia - analisa asrelações entre os indivíduos pertencentes às diversas espécies de um grupo e seu meio
• Outras subdivisões da ecologia levam em consideração a natureza do meio e correspondem aos três grandes conjuntos da biosfera: a ecologia marítima, a ecologia terrestre e a ecologia límnica (lagos).


CONCEITOS IMPORTANTES:
✓ BIOSFERA - é o conjunto de todos os ecossistemas, ou ainda, é toda aárea habitada por vida na Terra.
✓ POPULAÇÃO - é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período.
COMUNIDADE OU BIOCENOSE - é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.
✓ ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO - é o conjunto formado pelo meio ambiente físico ou seja, o BIÓTOPO (formado...
tracking img