Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia

Espécies em extinção no Brasil

Dados de Identificação:
Nome:
Turma:
Escola:

Introdução:
Espécies em extinção são espécies que estão próximas ou muito próximas de ter seu último indivíduo morto.
No Brasil de acordo com os últimos dados, o Ibama apresenta uma lista com 395 nomes de espécies em extinção (nessa lista não estão os peixes e os crustáceos).
No cenário dasalterações por que passa o meio ambiente, o empobrecimento da diversidade biológica talvez seja o mais importante, pois é o único totalmente irreversível. Qualquer espécie animal ou vegetal, por mais insignificante que possa parecer, desempenha um papel insubstituível no ecossistema do qual faz parte e é produto de milhares de anos de evolução.
Quando o último representante de um determinado tipo deanimal ou vegetal é eliminado, nunca mais poderá voltar a existir. Lamentavelmente este é o caso de muitas espécies.

Espécies em Extinção:

* Mico Leão Dourado:
* Nome científico: Leontopithecus rosalia
* Local onde vive: Mata Atlântica do Rio de Janeiro, ele é encontrado nas montanhas costeiras do sudoeste do Rio de Janeiro, entre 500 e 1.000 m de altitude.* Características e hábitos de vida: Seus hábitos são diurno e vive em grupos de até 8 animais e, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias. O mico leão dourado alimenta-se: de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pássaros.
* Causas da extinção: Tráfico de animais e destruição do habitat.
* Projetos para evitar a extinção: Areprodução em cativeiro, consolidar a paisagem florestal, aumentando o número de áreas protegidas e a conectividade entre elas, para tornar viável a existência das populações de micos leões dourados e de inúmeras outras espécies.
* Curiosidades: O Mico Leão é conhecido popularmente por sauí, sagüi, sagüi-piranga, sauí vermelho, mico etc. Animal monógamo, uma vez formado o casal,mantém-se fiel. Entre os Micos-leões, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie. Possui pelagem cor de fogoe uma juba em torno da cabeça, o que deu origem à sua denominação. Seus pêlos são sedosos e, ao sol, adquirem um belíssimo brilho.

* Gato-do-mato:
* Nome Científico: Leopardus pardalis 
* Local onde vive: Da Costa Rica à Argentina, são comuns nas florestas das Américas Central e do Sul.
* Características e hábitos de vida: Os gatos do mato têm hábitos noturnos e geralmente vivemnas matas. Caçam no chão, onde são muito ágeis, ou nas árvores, e se alimentam de pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Durante a noite chegam a invadir galinheiros onde causam grandes estragos.
* Causas da extinção: Devido a sua pele muito bonita, os gatos do mato são bastante perseguidos para o comércio de peles. O desmatamento está reduzindo os ambientes naturais, forçando o gato doMato a buscar alimento próximo às residências, gerando assim um conflito com os produtores rurais que acabam abatendo exemplares da espécie por considerá-los uma ameaça. Outras formas abate ocorrem pelo comércio ilegal e pelos constantes registros de atropelamentos.
* Projetos para evitar a extinção: Realizar ações para conscientizar a população, deixar de extrair produtos da mata, cercaráreas de mata para o gado não entrar, proibir a entrada de caçadores, melhorar o manejo da criação recolhendo os animais à noite e reforçando seus abrigos e conscientizar os filhos de moradores, informando sobre a presença da espécie e a necessidade de preservá-los.
* Curiosidades: Seu corpo é esbelto e musculoso, com pelagem curta e suave de coloração de fundo amarelado ou pardo-acinzentado,...
tracking img