Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterosclerose
Definição
Podemos definir a Aterosclerose, sendo  uma doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostasespecialmente por lipídios e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total deste vaso sanguíneos. Aaterosclerose em geral é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, por serem órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.
Os principais fatores de risco para a Aterosclerosesão:
Níveis pouco saudáveis de colesterol no sangue: Isso Inclui o colesterolLDL(muitas vezes chamado de “colesterol ruim”
Pressão sanguínea alta: A pressão sanguínea é considerada alta se ficar a 140/90mmHg,ou acima disso por um período de tempo.
Fumo: Fumar pode danificar eespessar os vasos sanguíneos, elevar os níveis de colesterol, e aumentar a pressão sanguínea. O fumo também não permite que oxigênio suficiente alcance os tecidos do corpo.
Resistência à insulina:Essacondição médica ocorre quando o corpo não pode usar sua própria insulina apropriadamente. Insulina é um hormônio que ajuda a mover açúcar no sangue para dentro das células, onde ele é usado.

Diabetes:Essa é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue são altos porque o corpo não fabrica insulina suficiente ou não a usa apropriadamente.

Sobrepeso ou obesidade:O sobrepeso ocorre quando apessoa tem peso corporal extra de músculos, ossos, gordura e/ou água. Obesidade é ter grande quantidade de gordura corporal extra.

Sedentarismo:A falta de exercícios físicos pode piorar outrosfatores de risco para arteriosclerose.

Idade:À medida que a pessoa envelhece o risco de arteriosclerose aumenta. Genética ou fatores de estilo de vida pode ocasionar acúmulo de placas nas artérias à...
tracking img