Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁGUA
A água é a substância que se encontra em maior quantidade no interior da célula. É considerado solvente universal atuando como dispersante de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos das células.  
A Química da Água 
A água tem uma estrutura molecular simples. Ela é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Cada átomo de hidrogênio liga-se covalentemente ao átomo deoxigênio, compartilhando elétrons. O átomo de oxigênio é mais "eletronegativo" que o átomo de hidrogênio, ou seja, tem mais "afinidade" pelos elétrons, o que forma uma força atraindo esse hidrogênio. (ligação eletrostática)
A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual de elétrons, formando pólos. A água tem uma carga negativa junto ao átomo de oxigênio etem cargas positivas junto aos átomos de hidrogênio. 




Uma atração eletrostática entre as cargas positivas parciais dos átomos de hidrogênio e a carga negativa parcial do átomo de oxigênio resulta na formação de uma ligação covalente conhecida como "ponte" de hidrogênio.

A habilidade dos íons e de certas moléculas de se dissolver na água é devida à polaridade.
Propriedades - a água émuito importante sob o ponto de vista biológico, devido às suas propriedades físico-químicas. Dentre elas, pode-se citar:
• Calor específico
• Calor de vaporização
• Densidade
• Viscosidade
• Poder de dissolução
• Tensão superficial
A água como solvente
A água dissolve muitos corpos sólidos, líquidos e gasosos, especialmente ácidos e sólidos iônicos.Alguns compostos de carbono também se dissolvem na água, como o álcool, o açúcar ou a uréia, mas a maioria dos outros compostos é insolúvel em água, como é o caso do benzeno, das graxas, do petróleo ou da borracha.
Por ser polar, a água aproxima-se dos íons que formam um composto iônico (sólido) pelo pólo de sinal contrário à carga do íon, conseguindo assim anular sua carga e desprendê-lo do resto dosólido. Uma vez separado do sólido, o íon é rodeado pela água, evitando que ele regresse ao sólido. Um exemplo claro é a ação da água sobre o NaCl (cloreto de sódio).





A água pode ser:


• Exógena - Aquela proveniente da ingestão. Exemplo: água contida nos alimentos ingeridos.  
• Endógena - Aquela proveniente das reações químicas que ocorrem no próprio organismo, comliberação de água.
Quantidade – Para cada espécie há uma taxa de água. A taxa de água de um organismo da mesma espécie varia em função de três fatores básicos:
• atividade de tecido ou órgão
• idade do organismo
• sexo

Importância da água
➢ É uma via de excreção, ou seja, arrasta para fora do corpo as substâncias nocivas produzidas pelo indivíduo, assim como as que estão em excesso.➢ Permite reações químicas.
➢ Eficiente transportador.
➢ Mantêm a estrutura celular.
➢ Homeostasia térmica.

Equilíbrio hídrico é essencial, o desequilíbrio pode levar a edema ou desidratação.






































SISTEMA TAMPÃO

No organismo, cada célula precisa de uma ótima regulação dos líquidos que compreende amanutenção de concentrações adequadas de água e eletrólitos e a preservação da concentração de íons hidrogênio dentro de uma faixa estreita, adequada ao melhor funcionamento celular.
Um dos fatores mais importantes para o metabolismo celular é a quantidade de hidrogênio livre existente dentro e fora das células.
A manutenção da quantidade ideal de íons hidrogênio nos líquidos intracelular eextracelular depende de um delicado equilíbrio químico entre os ácidos e as bases existentes no organismo. (Um ácido é uma substância que, em solução, é capaz de doar prótons (H+). Uma base é uma substância que, em solução, é capaz de receber prótons. Em outras palavras, os ácidos são substâncias que, quando em solução, tem capacidade de ceder íons hidrogênio; as bases são substâncias que, quando em...
tracking img