Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DOENÇAS Hepatite B, HPV, Brucelose, Doença péptica, Leishmaniose Tegumentar, Toxoplasmose e Fungos que atacam o sistema digestório 2º Alimentos Ana Paula Perli – 09005 Bruna Lessio – 09011 Érika Righi – 09018 Evelyn Elita – 09019 Luiza Elias – 09028 Mayla Correia – 09032 Renan Cupertino – 09037 Tabatta Spanol – 09039
2. HEPATITE B
3. 1.1. Causa A doença é adquirida pelo contato comsangue e/ou secreções contaminados com o vírus da hepatite B: Hepadnavirus (HBV). Esse vírus é bastante resistente, pois consegue sobreviver sete dias em ambiente externo e atingir de 5% até 40% das pessoas não vacinadas. Ou seja, o risco é maior do que o de se contrair hepatite C (varia de 3% a 10%) e AIDS (varia de 0,2% a 0,5%).
4. Hepadnavirus (HBV) “ Estrutura geral do vírus da Hepatite B”[adaptado de © 2002 James A. Perkins]. “ Partículas esféricas e filamentosas” que o vírus possui e que se encontram no soro de um indivíduo infectado. Pormenor da localização da camada de Hbe. [Murray et. al., 2005].
5. 1.2. Transmissão A transmissão pode ocorrer através de: - Relações sexuais; - Injeção de drogas ilícitas; - Exposição a sangue por material cortante ou perfurante de usocoletivo sem esterilização adequada; - Transfusão de sangue; - Transplante de órgãos; - Parto (se a mãe estiver infectada).
6. 1.3. Ciclo de Vida do HBV O período de incubação da hepatite B é de 28 a 160 dias e o HBV age da seguinte forma: 1º: Infecção da célula; 2º: Ligação com o hepatócito através da glicoproteína de superfície pré-S1 e um receptor do hepatócito; 3º: Ataque à membrana das células;4º: Liberação do conteúdo de DNA viral e de DNA polimerase no núcleo das células; 5º: Produção de RNA mensageiro e de proteínas; 6º: Formação de cópias do vírus; 7º: Liberação dos vírus para a corrente sanguínea.
7. Ciclo de Vida do HBV “ Ciclo de vida do HBV” [www.labmed.pt]. O RNAm (mensageiro) por um lado é traduzido em proteínas (p. ex. HBsAg) e por outro lado é empacotado numanucleocápside. No citoplasma, o RNA da nucleocápside vai servir de molde para a síntese da cadeia menos (-) e da cadeia mais (+) do DNA.
8. 1.4. Sintomas Os sinais e sintomas apresentados são: - Cansaço e fraqueza; - Perda de apetite; - Febre branda; - Dores de estômago, cabeça, no corpo ou nas juntas; - Erupção na pele e coceira; - Náuseas; - Fezes claras e urina escura; - Pele, olhos e mucosasamareladas (icterícia).
9. 1.5. Profilaxia As hepatites virais são processos inflamatórios, caracterizados por lesão hepatocelular. No caso da hepatite B, se não houver tratamento, a doença pode se tornar crônica e levar à falência do fígado. Para prevenir a doença, faz-se: - Utilização de material descartável; - Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); - Descarte correto de seringas eagulhas; - Vacinação em crianças, jovens de 18 anos, adultos e grupos de risco; - Uso da imunoglobulina;
10. 1.6. Dados Epidemiológicos A Organização Mundial de Saúde estima que : Dois bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com o vírus da hepatite B (VHB), e que 325 milhões tornaram-se portadores crônicos; As taxas de prevalência da hepatite B variam de 0,1% a taxas superiores a 30%; OMinistério de Saúde estima que, no Brasil: Pelo menos 15% da população já esteve em contato com o vírus da hepatite B e que 1% da população apresenta doença crônica relacionada a este vírus.
11. Bibliografia SANTO, M. C. R. E. ; BELLAN, M. C. “Saúde do adulto: Situações clínicas”. 2009. Capítulo 2, página 12 a 15. AMABIS, J. M. ; MARTHO, G. R. “Biologia dos organismos”. Volume 2. 2ª edição.Editora Moderna. São Paulo, 2004. Capítulo 2, página 49. ALMEIDA, E. M. “Aspectos bioquímicos da infecção pelo vírus HBV”. Gandra, Dezembro de 2007. Página 5 a 6. FERREIRA, C. T. ; SILVEIRA, T. R. “Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção”. Revista Brasileira de Epidemiologia. Volume 7. Número 4. São Paulo, dezembro de 2004. http://www.hepcentro.com.br/hepatite_b.htm ....
tracking img