Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiago Rocha

BIOLOGIA 10ºANO
1. Organização Biológica
A unidade básica da vida é a célula. Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Os tecidos, por sua vez, associam-se formando os órgãos, que realizam uma ou várias funções no organismo. Diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo, constituindo umsistema de órgãos. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. Organismos semelhantes que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis, constituem uma espécie. Os indivíduos de uma espécie que habitam na mesma área, no mesmo momento, formam uma população. A interacção entre diferentes populações constitui uma comunidade. A comunidade e o meio físico-químico queocupa, bem como as relações que entre eles se estabelecem, formam um ecossistema.

2. A Célula
O entendimento dos processos biológicos está centrado na unidade fundamental da vida – a célula. Como consequência deste facto, Schleiden e Schwann postularam a Teoria Celular, que, actualmente, assenta nos seguintes pressupostos:    A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos osseres vivos; Todas as células provêm de células preexistentes; A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. 1

Tiago Rocha

2.1. Unidade estrutural e funcional
Atendendo à complexidade da organização estrutural, as células podem agrupar-se em duas grandes categorias: células procarióticas e células eucarióticas.

As células procarióticas, de quesão exemplo as bactérias, são células de estrutura muito simples, de reduzidas dimensões e sem sistemas endomembranares, nomeadamente sem invólucro nuclear.

As células eucarióticas são células estruturalmente mais complexas, de núcleo bem individualizado delimitado por do um citoplasma,

invólucro nuclear. Nestas podem distinguir-se as células animais e as células vegetais, que apresentamalgumas estrutural. diferenças a nível

2

Tiago Rocha

2.2. Biomoléculas 2.2.1. Prótidos
Os prótidos são compostos orgânicos quaternários, constituídos por C, H, O e N. A unidade estrutural é o aminoácido que, ao estabelecer ligações peptídicas com outros aminoácidos (por cada ligação peptídica que se estabelece, forma-se uma molécula de água), pode formar oligopéptidos (entre 2 e 20aminoácidos) e polipéptidos (mais de 20 aminoácidos). As proteínas são macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e apresentam uma estrutura tridimensional definida.

Algumas funções das proteínas são a função estrutural enzimática (membranas celulares), função

(enzimas),

transporte

(hemoglobina), motora (proteínas contrácteis dos músculos), hormonal (insulina) eimunológica (anticorpos).

2.2.2. Glícidos
Os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por C, H e O. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grandes grupos de glícidos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos. A fórmula geral destes compostos é . A unidade estrutural são os monossacarídeos ou oses, podendo ser classificados quanto ao número de carbonos damolécula – 3 carbonos (trioses), 4 carbonos (tetroses), … Estes unem-se através de ligações glicosídicas.

3

Tiago Rocha

Algumas funções destes compostos são a função energética (glicose), a função estrutural (quitina, celulose) e a função de reserva (amido nas plantas e glicogénio nos animais).

2.2.3. Lípidos
Os lípidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por O, H e C,podendo por vezes conter S, N e P. Estas substâncias são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o clorofórmio, o éter e o benzeno. Podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.

Lípidos de Reserva Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de...
tracking img