Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Morfologia Bacteriana
COLORAÇÃO DE GRAM
FIXAÇÃO E COLORAÇÃO DE MICRORGANISMOS
A morfologia individual e as reações tintoriais constituem, em geral, os critérios preliminares para identificação das bactérias e sua posterior classificação. O exame microscópico direto de um microrganismo é comumente suplementado com exame microscópico após coloração que, além de facilitar suaobservação, permite a visualização de determinadas estruturas. Porém, antes de ser corado, o microrganismo deve ser fixado à lâmina, através de secagem por simples exposição ao ar ou secagem na chama.
Os corantes são sais compostos de um íon positivo e um íon negativo. Um desses íons, o que dá a cor, é chamado de radical cromóforo. Então, os corantes conhecidos como básicos tem a cor do seu íonpositivo, enquanto que os ácidos têm a cor do seu íon negativo. A célula bacteriana é negativamente carregada, portanto atrai corantes básicos. Os corantes básicos mais comuns são: cristal violeta, azul de metileno e safranina.
Existem inúmeros métodos para coloração. A introdução de colorações, no estudo dos microrganismos, veio a contribuir substancialmente com a Microbiologia, por quatro razõesprincipais:

 Permitem uma visualização melhor das células, já que nas preparações sem corantes são reveladas apenas o contorno e a conformação dos arranjos;

 Permitem a caracterização de alguns componentes intracelulares;

 Podem levar à diferenciação entre os grupos de microrganismos e

 Podem, eventualmente, identificar algum grupo
Os tipos e o número dos microrganismos do arvariam com o ambiente. Os germes do ar livre são influenciados pelas condições metereológicas e pela natureza do terreno. As partículas sólidas e as microbianas, em suspensão, são levadas a grandes distâncias pelos ventos e correntes aéreas. Em grandes formações de água, a ação das ondas dá origem a aerossóis contendo microrganismos, erguendo-se da superfície, são veiculados por muitos quilômetros.A sobrevivência dos germes do ar depende de diversos fatores, incluindo a intensidade das radiações ultravioletas (e possivelmente de outras radiações microbicidas) da luz solar. Embora existam muitos tipos de microrganismos no ar, seu número não aumenta porque não há fontes adequadas de nutrientes. Em recintos fechados, a possibilidade de transmissão de germes patogênicos é muito maior do que aoar livre, onde se encontram mais diluídos. Além disso, o ar do interior de locais como cômodos de uma casa, pode estar contaminado por seus ocupantes, que criam aerossóis infectantes nos atos de respirar, tossir e falar. O ar pode ser purificado por meio de tratamentos químicos e mecânicos. Os microrganismos se encontram praticamente em todos os ambientes. No ar, água e principalmenteObjetivo

Verificar a existência de microrganismos em diferentes ambientes e superfícies.

Material

* Placas de Petri contendo meios nutritivos específicos para bactérias e fungos:
* Meios: Batata Dextrose Agar (BDA) e Agar Nutriente (NA).
* “SWABS” (Cotonetes estéreis).
* Pinças estéreis
Método

Presença de microrganismos do ar: ambiente qualquer (laboratório, corredor, banheiro,sala de aula, etc.)
* 1 Placa com BDA e 1 Placa com AN.
* Retirar as tampas das 2 placas e deixar abertas por 15’, no mesmo ambiente. Fechar e incubar as placas por 3 a 5 dias por 30C.

Presença de Microrganismos em superfícies
*Passar o cotonete estéril na superfície de qualquer objeto do laboratório e depois na superfície do meio na placa de Petri. Fechar e incubar a placa por 24 horasa 35 C.
*Tocar com as pontas dos dedos o meio NA, sem ferir o Agar.
*Fechar e incubar a placa por 24 horas a 35 C.
* Colocar um fio de cabelo sobre a superfície do meio de cultura com o auxílio da pinça estéril e. Fechar e incubar a placa por 24 horas a 35C.
Resultados
Ar atmosférico
Duas placas uma contendo BDA e outra com NA forma expostas
Durante 15 minutos, ao ar atmosférico...
tracking img