Biologia: o fumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Redação sobre o Fumo para a aula de Biologia



De acordo com uma lenda, houve uma vez uma grande fome, quando todas as terras se tornaram estéreis. Então o Grande Espírito enviou uma jovem nua para restaurar o solo e salvar o seu povo. Se ela tocava a terra com a mão direita, nasciam batatas; onde tocava com a mão esquerda, o milho brotava para alimentar os estômagos famintos. Por fim, amensageira nua do Grande Espírito se sentou; e, no lugar em que descansou, nasceu o tabaco.
Há duas interpretações para essa lenda: uma diz que o tabaco foi uma dádiva, como o milho e as batatas, destinada a fornecer alimento para a mente do homem; a outra sustenta que, como o tabaco proveio do escremento da mensageira, sua aparição estaria destinada a alertar para o fato de que as benesses dacomida não viriam desacompanhadas de seu preço.
Fumo do latim “fumus”, denomina-se também “tabaco” pois os nativos aspiravam a fumaça dessas folhas, queimando-as em recipientes denominados por eles “tabaco”.
Originário da América, o fumo era utilizado pelos índios durante seus ritos religiosos e magias, antes da chegada dos europeus. Usavam-no nas práticas de feitiçaria e bruxaria para afastar osmaus espíritos. Inicialmente não foi bem aceito na Europa. Os primeiros marinheiros chegaram fumando, no velho continente, e levaram surras, por levarem até lá o “feio e nojento” costume dos índios da América.
No começo do século XVII, os pequenos núcleos de cultivo de tabaco haviam se transformado em grandes plantações distribuídas pelo mundo todo. E, onde elas cresciam, os habitantes tambémexperimentavam fumá-lo, expandindo o consumo ainda mais. O hábito de fumar se propagou como uma moléstia contagiosa, passando de indivíduos a populações inteiras.

O que há na fumaça do tabaco?
Qual será a natureza dessa substância que já causou tanta controvérsia e que tanto preocupa os governos, as organizações religiosas e a própria ciência? O tabaco é uma planta da família das solanáceas. Ovegetal recebeu o nome de Nicotina tabacum em homenagem a Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, por volta de 1580. Nicot acredita que a planta tinha poderes medicinais e estimulou seu cultivo. Um dos constituintes químicos do tabaco é a nicotina. Mas, quando o tabaco é cultivado com fertilizantes e pesticidas, processado sob a forma de cigarros com uso de drogas descolorantes e me parece atéprodutos radioativos. Finalmente ao ser queimado, muitos outros constituintes são agregados. Os três mais importantes, contudo, são o alcatrão, o monóxido de carbono e a nicotina. Hoje se sabe serem mais de 3000 substâncias nocivas.
O alcatrão é uma das maiores ameaças à saúde contidas no cigarro. Ele causa vários tipos de câncer em animais de laboratório. Ao mesmo tempo, suas ínfimaspartículas obstruem os alvéolos pulmonares causando problemas respiratórios como o enfisema, bronquite cronica e DPOC – Doença Pulmonar Obtstrutiva Cronica. Alem de outras como a gangrena. À luz desses fatos, muitos fabricantes os cigarros light que fazem tanto mal quanto os normais. Assim, quem fuma cigarros de baixos teores acaba inalando a fumaça mais profundamente, como forma de atingir a satisfação, oque põe por terra as vantagens desse tipo de cigarro.
O monóxido de carbono (CO) é um gás que resulta da combustão de matéria. A produção de monóxido de carbono é incrementada pela restrição no suprimento de oxigênio, como acontece dentro de um cigarro. O monóxido de carbono passa facilmente dos alvéolos pulmonares para a corrente sangüínea.
Nela, ele se combina com a hemoglobina para formara carboxemoglobina (COHb). A hemoglobina é a porção do sangue que põe para fora do corpo o dióxido de carbono (produzido por processos metabólicos naturais) e, em troca, introduz o oxigênio. Quando a hemoglobina está impregnada de monóxido ou de dióxido de carbono, o resultado pode ser uma carência do oxigênio necessário ao organismo.
A nicotina é uma droga que aparece normalmente nas folhas...
tracking img