Biologia e diversidade dos protistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá – UEM
Ciências biológicas – EAD
Aluna:
Biologia e Diversidade de protozoários e algas.

1) Sobre as estruturas locomotoras cílios e flagelos responda:
a. Qual a diferença entre cílios e flagelos?
R: Os cílios são estruturas filamentosas mais curtas e apresentam-se em maior número, já os flagelos são estruturas filamentosas em forma de chicote, os flagelosapresentam-se em menor quantidade geralmente um ou dois, mas algumas espécies de protozoários chegam a ter dezenas deles.
A B
[pic] [pic]
A figura ‘A’ representa o Paramecium, um protozoário do Filo Ciliophora. A figura ‘B’ representa um Trichomonas vaginalis, protozoário flagelado causador da tricomoníase.
b. Qual a proteína motora envolvida no movimento de cílios e flagelos, estemovimento é ativo ou passivo?
R. A proteína motora envolvida no movimento dos cílios e flagelos é a dineína, que proporciona o movimento ativo dos protozoários.
c. Qual a hipótese mais aceita para a movimentação de cílios e flagelos?
R. A hipótese mais aceita para a movimentação de cílios e flagelos é a do deslizamento entre microtúbulos,. O movimento é mantido pela energia liberada das ligaçõesquímicas de ATP. Dois pequenos braços de dineína situam-se ao lado de cada um dos pares de tubos periféricos, no interior do axonema. Neste braço há adenosina trifosfatase (ATPase) que quebra a molécula de ATP. Quando a energia de ligação do ATP é liberada, os braços “caminham” ao longo de um dos filamentos do par adjacente, de forma que este deslize em relação ao outro filamento do par. Aresistência que causa a flexão do axonema é dada por “traves” que ligam os pares adjacentes as fibrilas centrais. O flagelo propaga a célula para frente através de uma onda que vai da célula a ponta do flagelo, logo os cílios não movimentam-se simultaneamente, mas em seqüência em cada fileira longitudinal. Cada cílio da um golpe efetivo e outro de recuperação. No golpe efetivo ele estende-se rigidamente emove-se como um remo de uma posição à frente para uma posição atrás em um plano perpendicular à superfície corporal. O golpe de recuperação é onde o cílio flexiona-se e arrasta-se para frente.

2) Qual a importância dos vacúolos contrateis para os protozoários, e porque eles são mais comuns em protozoários que vivem em rios e lagoas (água doce)?
R. Os vacúolos contrateis são bolsascitoplasmáticas que acumulam água eliminando-a de tempos em tempos, em resumo pode-se dizer que os vacúolos contrateis são responsáveis pela osmorregulação. Este processo é mais comum em protozoários de água doce, pois, como o citoplasma é hipertônico em relação ao ambiente externo a água é absorvida em excesso, se não houvesse este processo de osmorregulação a célula se romperia.

3) Sobre os pseudópodosexplique:
a. Quais os principais estímulos para a formação dos pseudópodos?
R. Nos sarcodíneos a formação dos pseudópodos se forma pelo deslocamento do plasma celular, eles podem se locomover por meio desta expansões citoplasmáticas, bem como ‘abraçar’ os alimentos, facilitando sua ingestão, estas expansões pode se dar também por alterações ambientais.
b. Explique o mecanismo de formação destasestruturas nas amebas
R. A formação dos pseudópodos se dá por algum tipo de estímulo (alimento, locomoção, entre outros). Uma extensão do ectoplasma (capa hialinica) surge e o endoplasma começa a fluir em direção ao interior da capa hialinica. Esse endoplasma contém actina unidas a proteínas reguladoras que impedem polimerização da actina.
O endoplasma flui por dentro da capa hialinica e reflui naextremidade do pseudópodo, lembrando  um chafariz.  A interação com lipídios da membrana celular liberam subunidades de actina de suas proteínas reguladoras ocorrendo a polimerização, formando microfilamentos de actina. Esses microfilamentos unem-se, por meio de proteínas de adesão à actina, de forma cruzada e originam um gel semissólido. Dessa forma, o ectoplasma é transformado em um tubo...
tracking img