Biologia Trab - por Pedro Furbino

2014 palavras 9 páginas
Verifique o que aprendeu
1. Quais as principais caracteristicas dos fungos?
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva - fungos parasitários.Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídeos e proteínas, com predominância de cisteína.
2. Como os fungos são constituídos? Os fungos multicelulares são constituídos por uma rede de filamentos ramificados chamados hifas. Estas contêm citoplasma e núcleos e podem apresentar diferentes formas. As hifas iniciam-se como formações tubulares que, a partir de esporos, se ramificam continuamente formando uma rede mais ou menos densa de filamentos, o micélio. Em muitos fungos as hifas possuem septos que delimitam compartimentos correspondentes a células. O aspecto filamentoso do micélio confere-lhe uma grande superfície, através da qual se realiza a absorção de nutrientes. Esta rede de filamentos estende-se rapidamente em todas as direções através da fonte de alimento. Por vezes as hifas organizam-se formando corpos compactos como, por exemplo, nos cogumelos.
3. O que é um corpo de frutificação de um fungo? O corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
4. Justifique o fato de podermos considerar os fungos um reino a parte, ou seja, considerá-los não pertencentes ao reino Plantae.
A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a

Relacionados