Biologia - protecção integrada

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
Protecção Integrada

Autores: Cláudia Fernandes

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 09/09/2011

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Protecção Integrada, um modo de protecção das plantas contra os organismos nocivos/inimigos de culturas (pragas, doenças e infestantes), realizado no âmbito da disciplina de Biologia (12º ano).

Ver Trabalho Completo

Comentar estetrabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.




Protecção Integrada



O que é Protecção integrada?

A Protecção Integrada é um modo de protecção das plantas contra os organismos nocivos/inimigos de culturas (pragas, doenças einfestantes) que utiliza um conjunto de métodos que têm como objectivo satisfazer exigências económicas, ecológicas e toxicológicas, dando prioridade à utilização de mecanismos naturais de limitação e a outros meios de luta apropriados. Tem como finalidade contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas agrários e impedir que os inimigos das culturas ultrapassem intensidades de ataque que acarretemsignificativos prejuízos económicos.

A Protecção Integrada tem como grande objectivo limitar a aplicação de produtos fitofarmacêuticos e privilegiar os meios de luta biológica, biotécnica, física, genética e cultural.

Em Protecção Integrada, o uso de produtos fitofarmacêuticos como meio de luta só pode ter lugar quando o ataque da praga ou da doença tenha atingido um nível que provoquesignificativos prejuízos económicos (nível económico de ataque), ou quando haja razões tecnicamente válidas, devidamente justificadas, pela importância e extensão do inimigo a combater. Nestes casos, só podem utilizar-se os produtos indicados nas “Listas de produtos fitofarmacêuticos aconselhados em protecção integrada das culturas”, publicadas para cada cultura abrangida.

Principaisobjectivos/vantagens da protecção integrada

. Melhorar a qualidade dos produtos agrícolas, assegurando produções de alta qualidade;

. Proteger a saúde do agricultor, com a manipulação de produtos menos tóxicos;

. Dar prioridade aos mecanismos naturais de regulação das pragas, doenças e infestantes;

. Minimizar a poluição da água, do solo e da atmosfera, racionalizando a utilização dos agro - químicos(adubos e produtos fitofarmacêuticos)

. Manter ou aumentar a diversidade biológica nos ecossistemas agrários

.Melhorar o rendimento dos agricultores através da obtenção de produtos de melhor qualidade, recorrendo aos apoios financeiros de Medidas Agro-ambientais, contempladas no PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente

Regras a cumprir em protecção integrada

Antes dequalquer intervenção com produtos fitofarmacêuticos é obrigatório fazer as seguintes avaliações:

Estimativa do risco – tem como objectivo avaliar o perigo real ou potencial dos inimigos (pragas, doenças e infestantes) para as culturas. Para cada inimigo são definidas as épocas de observação, os métodos de amostragem e os órgãos das plantas a observar.

Nível económico de ataque – é a intensidadedo ataque do inimigo da cultura, a que se devem aplicar medidas limitativas ou de combate, para impedir que a cultura corra o risco de prejuízos superiores ao custo das medidas de luta a adoptar, mais o dos efeitos indesejáveis que estas últimas possam provocar.

Selecção dos meios de luta – deve-se privilegiar a utilização de meios de luta culturais, biológicos, biotécnicos e, por último e comrestrições, os meios de luta química.

Organismos auxiliares

Na natureza existem organismos benéficos que são particularmente eficazes a limitar as populações de insectos e ácaros que se alimentam das culturas (fitófagos).

Deste modo, as estratégias de luta contra as pragas, são elaboradas após o reconhecimento e avaliação das populações de insectos e ácaros prejudiciais às culturas e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteccao
  • protecção incendio
  • lei de protecção
  • Com integrada
  • Circuitos de protecção
  • Protecçao civil
  • Protecção dos Metais
  • Integrada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!