Biologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GD DE BIOMOL [1] Através de um desenho esquemático indique os principais elementos de um mRNA eucariótico, citando um papel importante que as regiões 5´UTR e 3´UTR (incluindo CAP e cauda poli A) podem ter.

O CAP tem como função proteger a extremidade 5´do mRNA e é reconhecido pela subunidade menor do ribossomo, que se liga ao mRNA e desliza pela região 5´UTR (que pode conter aseqüência de Kozak, sinalizando a proximidade de um códon AUG). Na extremidade 3´, a região UTR determina o tempo de meia vida do mRNA de alguns genes por conter seqüências sinalizadoras. A cauda poli A mantém a integridade da região 3´(com um nível normal de adenilação) e auxilia na exportação do mRNA para o citoplasma. Questão Falso/Verdadeiro Em procariotos, uma seqüência importante no posicionamentocorreto da subunidade menor do ribossomo na tradução do mRNA é chamada de Shine Delgarno e localiza-se na região 5´UTR. ( VERDADEIRO) Questão Múltipla escolha São elementos do mRNA importantes para o reconhecimento pelo ribossomo: a) Região 3´UTR e Poli A b) Cap e região 3´UTR c) Região codificadora e cauda Poli A d) Cap e região 5´UTR [2] Através de um desenho esquemático, indique os principaiselementos de um tRNA, a ligação do aminoácido e duas características das enzimas aminoacil-tRNA sintetase.

A aminoacil-tRNA sintetase são enzimas específicas, existe uma enzima para a ligação de cada aminoácido. Ela possui dois sítios ativos, um que realiza a reação de carregamento do tRNA e outro que reconhece o aminoácido incorreto ligado a sua molécula de transportador (função revisora).Questão do tipo Falso/Verdadeiro: A ligação do aminoácido ao tRNA fornece energia para o acoplamento das duas subunidades do ribossomo na presença de Mg+ (Falso) Questão fechada: Em relação aos tRNAs não podemos dizer que: a) Ocorre uma ligação éster entre o carboxi-terminal do aminoácido e a extremidade 3’OH do tRNA; b) Cada tRNA é especifico a um aminoácido, porém o aminoácido não é específico aum tRNA; c) O tRNA é formado de RNA e proteínas; d) Uma única enzima é responsável pela ativação de todos os tRNAs de um aminoácido. [3] Esquematize um pré-mRNA eucarioto contendo um intron e suas seqüências consenso, as etapas de processo de cis-splicing. Comente, por fim, o acoplamento transcrição processamento.

Seqüências Consenso em um pré-mRNA que determinam o início e fim de um intron. O cis-splicing acontece em duas etapas: • O splicessomo (snRNP U1, U2, U4, U5, U6) se liga no intron ativando a adenina no sítio 3’ do intron. Esse nucleotídeo ataca e cliva o sítio 5`. • A extremidade OH livre da seqüência do primeiro éxon é adicionada ao início do segundo éxon (formando o laço) e cliva a molécula de RNA ligando os 2 éxons. O intron é liberado como um laço. O mecanismo desplicing ocorre concomitantemente à transcrição gênica.\ Questão V/F (F) Durante o splicing os nucleotídeos adenina e guanina, dos sítios de clivagem do intron fazem 3 ligações covalentes.

Questão com alternativas. São regiões altamente conservadas que identificam um intron em pré-mRNAs eucariotos, exceto: a) um GU no início do intron. b) Uma seqüência palindromica de purinas no meio da seqüência.c) Um AG no final da seqüência. d) Uma região rica em pirimidinas no final do intron. [4] Através de um desenho esquemático faça uma descrição do complexo de iniciação 70S de tradução em procariotos, indicando: • todos os elementos que fazem parte do complexo; • a interação códon-anticódon; • o papel da seqüência de Shine Delgarno no mRNA; • os sítios A, P e E no ribossomo.

QUESTÃO DO TIPOFALSO/VERDADEIRO. Previamente à associação da subunidade maior à menor do ribossomo durante a fase de iniciação da tradução há quebra de um GTP. (Verdadeira). QUESTÃO FECHADA. Quanto ao processo de tradução: a) Os fatores de extensão da cadeia, existentes apenas em procariotos, aumentam a eficiência da tradução. b) O fator de liberação consiste em um tRNA desacilado.

c) O principal responsável...
tracking img