Biologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FARMÁCIA 1º PERÍODO

JULIANA MARIANA DA SILVA NETO

BIOLOGIA MOLECULAR

TRANSGÊNICO EM HUMANO

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-JUNHO

2012

FACULDADE INTEGRADA DA VITÓRIA DE SANDO ANTÃO– FAINTVISA

FARMÁCIA 1º PERÍODO

Trabalho entregue para avaliação na disciplina de Biologia Molecular da Graduação de Farmácia 1º Período, pela aluna Juliana Mariana da Silva Neto, como requisito para notada avaliação final, sob a orientação da Profº Pierre Tedósio Felix.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-JUNHO

2012

SUMÁRIO

RESUMO--------------------------------------------------------------------------------------04

INTRODUÇÃO: TRANSGÊNICO EM HUMANOS---------------------------------05

CURIOSIDADE------------------------------------------------------------------------------09CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------10

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------11

RESUMO

Neste trabalho irei falar sobre Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa organismos comcaracterísticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original.

Deste modo a biotecnologia participa do nosso dia a dia a muito tempo. Mais recentemente temos o exemplo da produção de insulina por bactérias geneticamente modificadas, que receberam o gene humano para produzir este hormônio e pessoas sendo curadas de doenças.

INTRODUÇÃO

Transgênico em Humano

Transgênico ou OrganismoGeneticamente Modificado (OGM) é o organismo cujo material genético (DNA/RNA) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética, recebendo genes exógenos. Transferir um gene de um organismo para outro não é tarefa fácil, pois este deverá funcionar em local e época adequada, de modo a não interferir erroneamente no funcionamento do ser vivo. Nosso organismo já está suficientementeevoluído e todos os genes sabem onde funcionar, todas as células do nosso corpo são totipotentes, ou seja, possuem a mesma constituição genética e pode-se regenerar um novo organismo a partir desta célula (exceto os gametas).

As principais etapas para a transformação de um organismo são: identificação do gene, isolamento, clonagem e introdução no organismo receptor. Depois basta verificar seufuncionamento. Pode parecer simples, mas não é. Nos transgênicos não há barreiras entre espécies, sendo o gene retirado de uma espécie e introduzido em outra, além de ser transferido sozinho, sem nenhum outro gene ligado a ele.

Modelosgeneticamente modificadosrepresentamumdos métodos maispoderosas de análise degene funcionalin vivo.Além disso, acapacidade de introduzirmutações específicasnogenomapermitemodelosde doença em humanosa ser gerado, facilitando insights sobre apatofisiologia dadoença efornecendo um modelocom o qualas estratégias terapêuticase ferramentas de diagnósticopode ser optimizada.

A evolução da tecnologiatransgênica: aplicações para a medicina.

Os recentes avanços naeficiência da tecnologiatransgênicatemimplicações importantespara a medicina.A produçãodeproteínas terapêuticasdebioreactoresde animaisestá bem estabelecida eos primeiros produtosestão perto demercado.A modificação genéticade suínospara melhorar a suaadequaçãocomo doadores de órgãosparaxenotransplantesfoi iniciado, mas ainda restam muitos desafios. A utilização detransgénese, em combinação com o método deinterferência de RNApara derrubarexpressão do gene,tem sido proposto comoummétodo parafazeranimais resistentesa doençasvirais,o que poderia reduzira probabilidade da transmissãopara os seres humanos.

Aplicações detransgéneseanimal podeser dividida em trêscategorias principais: 1º) para se obter informaçãosobre a funçãoe regulaçãode genes, bem como emdoenças humanas, 2º) para se obter produtos de elevado valor(proteínas recombinantes farmacêuticas exeno-órgãos para seres...
tracking img