Biologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UEFS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA


A persistência é o caminho do êxito!


AVALIAÇÃO DE CONSULTA - I

1. Sobre Biomoléculas presente nos alimentos, cite 4 tipos e caracterize-as:

2. Sobre a origem das primeiras células, explique a Hipótese de Oparin e a contribuição científica de Stanley Miller & Urey:

3. Explique a Hipótese da Endossimbiose:

4. Sobre amembrana plasmática:
a) explique um modelo científico que descreva sua estrutura:
b) comente sobre o transporte de íons via bomba de Na2+K+ Atpase:

5. A doença celíaca ocorre pela intolerância alimentar ao glúten, proteína presente em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Essa doença acomete indivíduos geneticamente suscetíveis, sua ocorrência em mais de um integrante da famíliafoi descrita há mais de 50 anos, e estudos posteriores de amostras de biópsia de intestino delgado de parentes de primeiro grau corroboraram a evidência de que fatores genéticos podem influenciar na suscetibilidade desta doença.  Segundo alguns autores, existe relação entre doença celíaca e uma junção celular típica da célula eucariota. Que junção celular esta ou crê-se que está relacionada?Caracterize-a:

Respostas:

Questão 1) Sobre Biomoléculas presente nos alimentos, cite 4 tipos e caracterize-as:
As biomoléculas presentes nos alimentos são: Proteínas (enzimas), Carboidratos, Lipídeos e Ácidos Nucleicos. E seus monômeros ou blocos construtivos são os aminoácidos, monossacarídeos (açúcares simples), ácido graxo ligado a álcool, e nucleotídeos respectivamente.
Proteínas (enzimas)-são as principais moléculas estruturais das células e também responsáveis pela ação enzimática no mecanismo metabólico da célula. São formadas por aminoácidos que formam ligações peptídicas entre si a partir do grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina do outro, e esses grupos ligados a um carbono alfa α, o que caracteriza o aminoácido-L.Embora existam mais de 150 aminoácidos,nas proteínassão encontrados apenas 20 tipo dele, que possuem as mesmas características de estrutura L, o que reforça a teoria da ancestralidade comum entre as células. Essas proteínas podem ser classificadas como simples ou conjugada. Simples quando sua estrutura é composta apenas de aminoácidos, e conjugada quando apresenta em sua estrutura uma parte não proteica, chamada de grupo prostético, e entre essasúltimas podemos exemplificar as glicoproteínas, que contem polissacarídeos e as lipoproteínas que possuem lipídeos em sua estrutura. O que diferencia uma proteína da outra é a sequencia em que os aminoácidos estão arranjados e o número de cadeias polipeptídicas, o que caracteriza a estrutura primária da proteína. Cada tipo de proteína tem a sua estrutura tridimensional isso porque as cadeias seenrolam de modo complexo e definem sua estrutura secundária, e uma das estruturas mais frequentes nas proteínas são as de alfa-hélice devido as ligações de ponde de hidrogênio formadas entre os aminoácidos. Ainda sim, já com esse formato, essa proteína de estrutura secundária pode novamente se enrolar e formar uma nova estrutura terciária, além de que a maneira em que os monômeros se arranjam nos dáuma proteína de estrutura quaternária. Referente à função enzimática, toda enzima é uma proteína que atua sobre um substrato específico, sendo algumas delas tão específicas que elas não interagem nem mesmo com os isômeros desse substrato, e para que aja a interação enzima-substrato é necessário os sítios ativos, que são as regiões complementares aos formatos das moléculas do substrato.Carboidratos- tem como função a reserva nutritiva para a célula, são biomoléculas formadas por repetição de um único tipo de monossacarídeo, que ligados formam os polissacarídeos, que se encontram associados as membrana celular desempenhando a função estrutural (constituindo a celulose na célula vegetal por exemplo) , já exercendo a função de reserva nutritiva e consequentemente energética, a célula...
tracking img