Biologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia Molecular
Ácidos Nucléicos
Os ácidos nucléicos são macromoléculas de suma importância biológica. Todos os
organismos vivos contêm ácidos nucléicos na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA)
e ácido ribonucléico (RNA).
O DNA é o principal armazenador da informação genética. Esta informação é copiada
ou transcrita para moléculas de RNA, cujas as sequências de nucleotídeos contém o“código” para a ordenação específica de aminoácidos. As proteínas são então sintetizadas
num processo que envolve a tradução do RNA. Refere-se frequentemente à série de
eventos acima relacionada como o dogma central da biologia molecular; ela pode ser
resumida na forma:

Em células superiores, o DNA localiza-se principalmente no núcleo, dentro dos
cromossomos. Uma pequena quantidade de DNAfica no citoplasma, contida nas
mitocôndrias e cloroplastos. O RNA é encontrado tanto no núcleo, onde é sintetizado, quanto no citoplasma, onde tem lugar a síntese protéica.
Ácidos Nucléicos: uma Pentose, um Fosfato e quatro Bases
Os ácidos nucléicos são compostos por uma molécula de açúcar (pentose), bases
nitrogenadas (purinas e piridiminas) e ácido fosfórico.
As pentoses são de dois tipos:ribose no RNA e desoxirribose no DNA. A única diferença do ponto de vista de composição da molécula entre estes dois açúcares é que a desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos. As bases encontradas nos ácidos nucléicos são também de dois tipos: piridiminas e purinas. No DNA as piridiminas são timina (T) e citosina (C); as purinas são adenina (A) e guanina(G). O RNA contém uracila (U) nolugar de timina.
Existem duas diferenças principais entre o DNA e o RNA. O DNA possui uma molécula de desoxirribose e o RNA, uma de ribose; o DNA contém timina e o RNA, uracila.
(Além de atuarem como as unidades dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos são também importantes, pois armazenam e transferem energia química.)

Composição Básica do DNA: A = T e G = C
O DNA está presente nos organismosvivos na forma de moléculas lineares de peso
molecular extremamente elevado.
Toda a informação genética de um organismo vivo está armazenada em sua sequência linear das quatro bases. Portanto, um alfabeto de quatro letras (A, T, C, G) deve codificar a estrutura primária (i.é., o número e a sequência dos 20 aminoácidos) de todas as proteínas. Uma das mais extraordinárias descobertas da biologiamolecular foi a elucidação deste código. Um prólogo desta descoberta, que tem ligação direta com o entendimento da estrutura do DNA, foi o achado de que existiam regularidades previsíveis no conteúdo das bases. Entre 1949 e 1953, Chargaff estudou detalhadamente a composição do DNA. Ele observou que, apesar da composição de bases variar de uma espécie para outra, a quantidade de adenina era igual à detimina (A = T) em todos os casos. Foi também notado que o número de bases de guanina e citosina era igual (G = C). Consequentemente, a quantidade total de purinas equivale à de piridiminas(i.é, A + G = C + T). Por outro lado, a razão AT/GC varia consideravelmente entre as espécies.
O DNA é uma Hélice Dupla
Após a descoberta da estrutura do DNA ficou explicado a regularidade de sua composição debases e suas propriedades biológicas, particularmente sua duplicação na célula. A estrutura do DNA é mostrada na Figura 6.
Ele é composto por duas cadeias helicoidais de polinucleotídeos com giro para a direita, formando uma hélice dupla em torno de um mesmo eixo central. As duas fitas são antiparalelas, unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os pares de bases.
Desde que existamuma distância fixa entre as duas moléculas de açúcar nas fitas opostas, somente certos pares de bases podem se encaixar na estrutura. Os únicos pares possíveis são o AT e o CG.

A sequência axial de bases ao longo de uma cadeia de polinucleotídeo pode variar
consideravelmente, porém na outra cadeia a sequência deve ser complementar. Devido a esta propriedade, dada uma ordem de bases em uma...
tracking img