Biologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, a qual é transmitida predominantemente pelas vias aéreas, esta acometeprincipalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos e tecidos.
O contagio, quase sempre está relacionado a proximidade com o doente em casa, ocorrendo também em ambientes fechados comono local de trabalho, salas e espaços refrigerados.
A doença pode atingir todos os grupos etários, embora cerca de 85% dos casos ocorram em adultos e 90% em sua forma pulmonar. De cada 100pessoas que se infectam com o bacilo, cerca de 10 a 20% adoecerão.

Técnica para diagnóstico da tuberculose

PCR- Reação em cadeia da Polimerase.
A PCR é a técnica onde uma curtaregião de um gene, de um determinado DNA, é copiada muitas vezes por uma enzima DNA polimerase. As sequências de nucleotídeos das extremidades da região a ser amplificada devem ser conhecidas para quedois pequenos oligonucleotídeos(iniciadores) possam hibridizar(se ligar) com a molécula de DNA, cada um com uma das fitas da dupla hélice.
Essa técnica foi descrita por Kary Mullis no final dosanos 80 e tem revolucionado a genética molecular pois possibilita uma nova estratégia na análise dos genes por meio de um método simples e rápido de amplificação de sequências, dispensando todas astrabalhosas etapas de clonagem gênica.
Para o diagnóstico de tuberculose em material de escarro, esta técnica possui média sensibilidade(65%) e grande especificidade(acima de 90%), e pode serrealizada em algumas horas. Algumas limitações são a possibilidade de contaminação da amostra(o que pode gerar um resultado falso positivo), a presença de proteínas inibidoras da reação(o que gerariaum resultado falso negativo) e o custo dessa metodologia, que ainda é elevado. A sensibilidade do método se prende, ainda ao número de bacilos presentes no escarro. Quando o escarro é positivo na...
tracking img