Biologia - mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A genética é uma ciência que desperta grande interesse por tratar de assuntos que estão diretamente relacionados com a nossa vida. Ela enfatisa em vários aspectos a evolução, variação e hereditariedade, assunto que de certa forma despertam nosso interesse. Seu nome vem do grego GENNO que significa fazer nascer. E este termo, Genética, foi criado em 1906 pelo biólogo britânico WilliamBateson.
Aposto que você já se deparou com perguntas do tipo: Como eu tenho a mesma cor de olhos do meu pai e não da minha mãe? Porque minha pele é morena? Porque meus cabelos são crespos que nem os da minha mãe? Ou certamente já ouviu comentários do tipo: Você é a cara de seu pai! ou Você se parece muito com a sua vó! ou ainda Seus traços me lembram sua tia!
Essas perguntas e comentários estãopresentes em nosso dia a dia. E para explicá-los usamos a tal da genética. Que pode ser definida como o ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as caractetísticas biológicas de geração para geração.
Mais adiante, iremos descobrir como isso ocorre, quem foi o descobridor dessa tese, quando ela surgiu e muito mais! Boa Leitura! =)
DESENVOLVIMENTO
Antes de qualquer coisa, para comerçarvamos conceituar alguns termos importantes usados no estudo da Genética:
Gene: Fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
Locus - O local no cromossomo, onde se encontar o gene.
Alelos - 46 cromossomos (23 da mãe e 23 do pai) quando se encontram são chamados genes alelos, ou 2n. Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
Cromossomos homólogos - Junção decromossomos, um do pai e um da mãe no momento da fecundação.
Homólogos - Cromossomos que possuem genes para uma mesma característica.
Genes Homozigotos - Condição utilizada para denominar o nome a conjuntos de alelos iguais. Mesma expressividade e mesmo tipo de Gene. (Ex: A A e a a e não L R e l r). Par de alelos escritos com a mesma letra.
Genes Heterozigotos - Um gene dominante e outro recessivo,um para uma característica e outro para outra (R e l). Atuam no mesmo caráter mas possuem informações diferentes.
Gene dominante - É aquele que determina o resultado da herança, independente do par alelo. Se manifesta em homozigose ou heterozigose.
Gene recessivo - Sequencia genética que só se manifestam se o gene que forma o seu par de alelo não for dominante. Ex: indivíduo albino. Se manifestasomente em homozigose.
Genótipo - Carga genética para determinada característica. Ex: AA - Aa - aa - BB - Bb - bb.
Fenótipo - Expressão do gene e manifestação do genótipo, lembrando que o meio interfere nessa manifestação.
**
** COMO TUDO COMEÇOU **
Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas.No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomas, onde é representada na estrutura química da molecula de DNA.
Os humanos, já no tempo da pré-história utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. E desde lá sempre houve a mesma pergunta: Como as características são passadas de pais para filhos?E muitas respostas já foram dadas.
Temos como primeiro exemplo a ideia de Hipócrates, chamada Hipótese da Pangênese, que dizia que partículas do corpo combinam-se no momento da concepção. O que há de errado nessa teoria é que você segundo ele cada parte do corpo iria gerar uma unidade pra justamente combinar. E isso seria meio complicado. Pense, cada órgão teria que produzir uma miniatura de simesmo para que essa informação fosse passada adiante.
Já para Aristóteles a base física da transmissão de características estava no Sêmen (semente dos pais). Para ele, o semen realmente é um filtrado do sangue que contém particulas de herança. E essa tb foi uma hipótese que passou longe, do que hoje conhecemos como genética.
Mas esses foram os primeiros pensamentos que tivemos envolvendo...
tracking img