biologia ifpe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – CAMPUS RECIFE
CURSO TÉCNICO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
EXERCÍCIOS – BIOLOGIA IV

RECIFE
2014
Atividade do livro
Capítulo 12, página 236.
1. Não. A maioria dos platelmintos são parasitas, mas existes também formas de vida livre,como as planárias.
2. O corpo dos platelmintos é revestido externamente por uma epiderme rica emcélulas glandulares, produtoras de um muco que envolve o corpo. Essa camada proteje o animal contra a perda excessiva de água por evaporação.
3. Se diz que o tubo digestório de um platelminto é incompleto porque eles não possuem ânus, possuem apenas boca.
4. Sistema excretor – Na maioria dos platelmintos, o sistema excretor é formado por túbulos ramificados que partem de um fundo cego e se abrem emporos na superfície corporal. Os fluidos corporais contendo restos metabólicos dissolvidos no excesso de água difundem-se dos tecidos para o interior dos túbulos. Nas extremidades cegas desses túbulos encontram-se estruturas em forma de bulbo e dotadas de um tufo de flagelos, denominadas bulbo-flama. A agitação dos flagelos provoca o movimento do líquido que se acumula no interior dos túbulos,resultando em sua eliminação através dos poros. A difusão simples de restos metabólicos pela superfície corporal também faz excreção.
Sistema nervoso – O sistema nervoso consiste tipicamente em um par de gânglios cerebrais localizados na extremidade anterior. De cada gânglio origina-se um cordão nervoso longitudinal, localizado ventralmente. Os dois cordões longitudinais são unidos por nervosconectivos, dispostos na transversal, formando uma estrutura similar a uma escada de corda.
5. a) A – gânglios cerebrais
B – intestino
C – câmara faríngea
D – faringe
b) A faringe é dotada de uma musculatura que a torna capaz de estender-se para fora do corpo,como uma tromba.
6. As planárias, por terem grande capacidade de regeneração, fazem reprodução assexuada por fissãotransversal. Nesse processo, o verme sofre uma espécie de estrangulamento na altura da faringe, dividindo o corpo do animal em duas partes. As partes separadas regeneram as estruturas que faltam até formar um novo indivíduo completo.
7. O esqueleto hidrostático dos nematoides é o conjunto formado pela parede corporal que envolve uma cavidade preenchida por líquido. A musculatura, ao contrair,pressiona o fluido corporal, mas este não pode ser comprimido, pois é formado fundamentalmente por água.
8. A cutícula, desprovida de elasticidade, também oferece resistência ao movimento muscular.
9. O sistema nervoso da maioria dos nematoides consiste em um anel que circunda o esôfago. Uma coroa de nervos longitudinais comunica esse anel nervoso aos órgãos sensoriais da cabeça. Além desses,existem os nervos que se prologam pela hipoderme até a extremidade posterior.
10. Não. Existem moluscos sem conchas, popularmente chamados de lesmas. Distinguem-se dos vermes por apresentarem um par de tentáculos sensoriais na região cefálica.
11. O manto é um órgão formado por uma dobra da epiderme, contendo as glândulas responsáveis pela secreção da concha. O manto encontra-se recobrindo a massavisceral na região dorsal do molusco.
12. a) O estilete cristalino é um bastão composto de proteínas e enzimas.
b) À medida que o cordão mucoso contendo alimento passa pelo estômago, o estilete dissolve lentamente suas enzimas, misturando-se às partículas alimentares.
13. O pé dos caracóis é bastante musculoso. Ele promove o deslocamento do animal mediante ondas de contração, facilitadopela secreção de um rastro mucoso lubrificante.
Em muitas ostras, o pé achatado é usado para escavação ou ancoragem. Nos bivalves sésseis, o pé é reduzido. Outros, no entanto, são capazes de deslocar-se na água por propulsão a jato, provocada por repetidos movimentos de abertura e fechamento da concha. As lulas são excelentes nadadoras, tidas como os invertebrados aquáticos mais velozes. A...
tracking img