Biologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A origem da Biologia e as suas bases de pensamento cientifico
 O estudo da vida, em seus mais diversos aspectos e manifestações, constitui o ramo das ciências naturais denominados Biologia. Do grego “bios”, vida e “logos”, estudo.
 Embora o interesse das pessoas pelos seres vivos seja muito antigo, a Biologia só se estabeleceu como ramo independente da ciência no final do séculoXVIII. Os cientistas do século XVIII ainda não tinham uma visão unificada dos seres vivos e dos processos biológicos e classificavam a natureza em três grandes reinos: Mineral, Animal e Vegetal
 Ao longo do século XVIII, o grande avanço do conhecimento sobre a natureza mostrou que animais e vegetais compartilham características comuns que os distinguem completamente do reino mineral. Nascem,crescem, se reproduzem e morrem. Esses avanços permitiu a divisão da natureza em dois grupos: Minerais – seres inorgânicos Animais e vegetais – seres orgânicos. Assim surge a Biologia como Ciência.
Uma forma de estudar a natureza. Há cerca de 2500 anos, sábios gregos começaram a separar o estudo da natureza das questões religiosas, passo fundamental para o desenvolvimento da ciência. Surge assim opensamento cientifico que tenta provar os fenômenos da natureza com bases em fatos e processos esse pensamento ficou conhecido como racionalismo Segundo os naturalistas – O universo deve ser compreendido pela observação e pela razão e não por métodos místicos ( Religiosos)

2- Procedimentos em ciência
A procedência cientifica com ceticismo é o tipo que indaga, discorda, desacretida até aobtenção de evidências suficientes para corroborar hipoteses e teorias.
A procedência dogmática, portanto não cientifica, é a que aplica conceitos com base em crenças de dogmas geralmente religiosos e supersticiosos.
3- Caracteristicas dos seres vivos
Composição química, Está representada por:
Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbonocomo elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.
Metabolismo - É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).
º Organização celular - Com exceção dos vírus, todos osseres vivos são formados por células. De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser.
º Procariontes - Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas e PPLO.
º Eucariontes - Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: profistas, fungos, plantas e animais.
ºDiferenciação celular - Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.
º Movimento - É a variação da posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.
º Crescimento - É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido àincorporação e transformação dos alimentos.

4- Níveis de organização biológica

Níveis de organização biológica – partículas subatômicas
Estas partículas são menores que o átomo de uma substância. Prótons, nêutrons e elétrons são partículas subatômicas principais que residem em uma substância.
Prótons são partículas carregadas positivamente e os nêutrons são de carga menor. Estasresidem no interior do núcleo do átomo. Os elétrons são partículas carregadas negativamente e giram em torno do núcleo em certos níveis de energia.
Um fóton é um quantum de energia eletromagnética, possui zero de massa e energia de repouso e se move com a velocidade da luz.
Níveis de organização biológica – Átomos
Átomos são definidos como a menor unidade ou os blocos básicos da matéria que...
tracking img