biologia_genetica_de_populacoes_exercicios.pdf

1429 palavras 6 páginas
Exercícios de Biologia
Genética de Populações
1. UFPI Em 1908, os cientistas Hardy e Weinberg formularam um teorema cuja importância está no fato dele estabelecer um modelo para o comportamento dos genes nas populações naturais. Se os valores das freqüências gênicas de uma população, observada ao longo de gerações, forem significativamente diferentes dos valores esperados através da aplicação do teorema, podese concluir corretamente que:
a) a população estudada é infinitamente grande, inviabilizando a aplicação do teorema.
b) não houve a atuação dos fatores evolutivos sobre a população. c) a população encontra-se em equilíbrio genético.
d) a população está evoluindo, uma vez que as freqüências gênicas foram alteradas.
e) os cruzamentos nessa população ocorrem ao acaso.

pássaros do que mariposas escuras (genótipos AA ou Aa), em áreas poluídas. O diagrama a seguir mostra, ao longo de três gerações, o número de genótipos encontrados em cada geração.
Com base no diagrama, assinale o que for correto:

2. UFRJ Uma população vegetal, que não está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é composta por 500 indivíduos. Desses, 420 são de flores vermelhas (fenótipo dominante) e 80 são de flores brancas (fenótipo recessivo).
Dos 420 indivíduos de flores vermelhas, 380 são homozigóticos (VV) e 40 são heterozigóticos (Vv).
Determine a freqüência dos genes V e a freqüência dos genes v nessa população.
3. UFMS De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, para que uma população esteja em equilíbrio genético perfeito é necessário: I. Ser uma população panmítica, ou seja, ser suficientemente grande para que os cruzamentos se deêm ao acaso.
II. Estar composta por indivíduos de uma mesma espécie que se reproduzam sexualmente e residam dentro de limites geográficos definidos, permitindo o intercruzamento.
III. Não sofrer ação (influência) dos denominados fatores evolutivos. Considerando as proposições I, II e II, é correto afirmar que: (01) todas

Relacionados