Biologia ecossistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal componente abiótico na terra é a atmosfera, que controla a quantidade de raios solares que a atravessam e os gases nela presentes absorvem os raios ultravioletas, que fazem mal, e podem até dar câncer, de pele e não deixam o calor se dissipar (efeito estufa), mantendo o clima da Terra favorável a vida.
Na troposfera é onde ocorrem os principais fenômenos climáticos, e é caracterizadapela diminuição da temperatura em função da altitude.
Acima da troposfera está a estratosfera, rica em ozônio, que absorve a maior parte da radiação ultravioleta do Sol e reflete o resto que é transformada em energia térmica e reflete o resto. Sua temperatura aumenta em função da altitude.
A terceira camada é a mesosfera, caracterizada pela diminuição de temperatura em função da altitude.
Aquarta camada é a termosfera, caracterizada pelo aumento de temperatura em função da altitude, pois as poucas moléculas ali presentes absorvem radiação solar de alta energia, ocorrendo sua conversão em energia térmica. Esses fatores provocam a ionização de moléculas criando na termosfera uma camada chamada ionosfera.
A camada de ozônio está sendo destruída pela ação de gases conhecidos porclorofluorcarbonos, também denominados CFCs, usados em sprays aerossóis, condicionadores de ar, geladeiras, espumas plásticas, componentes eletrônicos e outros produtos, e sem a proteção da camada de ozônio os raios ultravioletas penetram na atmosfera, causando o maior aumento das temperaturas durante o dia, e a maior diminuição da temperatura durante a noite, tornando o planeta terra desfavorável avida.
O clima é influenciado por esses fatores e outros mais como a posição da Terra em relação ao Sol, que se fosse mais distante a Terra seria muito fria, os oceanos seriam sólidos e não seria favorável a vida. Se fosse mais próxima do Sol, a temperatura seria muito alta e não existiria água líquida, e novamente, a Terra seria desfavorável a vida. A inclinação do seu eixo de rotação cria asestações. Outro fator que influencia o clima é a altitude. A cada 200 m de altitude a temperatura aproximadamente 1º C.
Mais um fator são os oceanos, que retém o calor das épocas mais quentes e o dissipa nas épocas mais frias.
O ecossistema é o principal foco de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos, o local onde eles vivem e a interação os componentesabióticos (atmosfera, clima, relevo, etc.) de onde se situam.
Dentro de um ecossistema se encontras quatro componentes principais: fatores abióticos, que são os componentes básicos, mas muito influentes, no ecossistema; os seres autótrofos, seres capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese; os consumidores, heterotróficos – que não são capazes de produzir seu próprio alimento, seresque se alimentam de autótrofos ou de outros heterótrofos; e os decompositores, que são fungos e bactérias que consomem matéria morta. A luz (fator abiótico) é passada em forma de energia para as plantas fazerem fotossíntese, os heterótrofos herbívoros consomem as plantas, os carnívoros consomem os herbívoros e os carnívoros morrem passando sua energia para os decompositores que deixam matéria eenergia no solo e os autótrofos absorvem esta matéria gerando assim um ciclo trófico.
As dimensões de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma área do tamanho de um aquário (ou menor) à todo o planeta terra (uma grande área que seres e ambiente interagem entre si) composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).
O que difere um ecossistema de um bioma é a predominância devegetações com características semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica).
Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos, e o que os difere são a grande diferença de quantidade de água presente no ambiente e as formas de vida que lá se encontram. Aos locais onde os dois tipos de ecossistemas se encontram dá-se o nome de “wetlands”, no...
tracking img