Biologia dos organismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)
A maior diversidade ocorre na mata B: Devido as populações de 100 indivíduos da arara vermelha e de 100 indivíduos da arara canindré. Enquanto que na mata A existe somente 50 indivíduos do mico-leão-da-cara-preta. As duas populações de araras são aparentadas, devido a este fato pertencem ao mesmo gênero, Ara sp, que filogeneticamente possuem características de uma mesma espécie, assim além daabundância e da riqueza da espécie temos a biodiversidade a variabilidade genética. Para avaliar, verificar a diversidade é utilizado às medidas de diversidades: que vem a ser as características genéticas entre diferentes espécies, quanto mais indivíduo, maior será a variabilidade entre eles e dentro dele; parentesco evolutivo entre diferentes espécies em um local; relação existente entre umasespécies e outras; verificar se no ambiente há a presença de todos os elementos necessários para o desempenho dos processos biológicos e ecológicos; número de espécies com o mesmo nível trófico, ou seja, posição que aquele organismo ocupa na teia alimentar; diversidade de espécies: mede a diversidade local, através deste índice é possível ver que a diversidade de espécies é maior na unidade B,porque a sua homogeneidade é maior; e finalmente a diversidade de ecossistemas: definidos por características bióticas e abióticas. A partir destas medidas de diversidades é possível determinar a maior diversidade na comunidade B, e possibilita definir a maior prioridade biológica de conservação.

2)
Temos uma cadeia alimentar na área de agropecuária assim disposta:
SOLGRAMA BOI HOMEM
Fornece energia para o crescimento da grama
SOLO
Onde há fungos e bactérias que irão decompor a matéria orgânica.
Nesse esquema temos:
• GRAMA: como o produtor;
• BOI: como o consumidor primário;
• HOMEM: como o produtor secundário;
•FUNGOS E BACTÉRIAS PRESENTES NO SOLO: como decompositores.

3)
A fotossíntese é o processo através do qual os vegetais produzem os alimentos, o combustível indispensável para a vida da planta, do homem e outros animais. É na fotossíntese realizada pelas plantas que ocorre o primeiro e principal processo de transformação de energia no ambiente terrestre. Os vegetais que possuem clorofila absorvemenergia solar e gás carbônico do ar e realizam reações químicas produzindo material orgânico como açúcares, gorduras e proteínas e liberam oxigênio.
A reação química que ocorre na fotossíntese poderia ser esquematizada da seguinte forma:
Gás carbônico + água > glicose + oxigênio
As pessoas e os animais também necessitam de energia para sua sobrevivência e suas atividades. Não produzimos comoas plantas verdes, a energia interna que armazenamos. É através da cadeia trófica que é possível a transferência de energia entre os seres vivos.
Os seres que não são capazes de captar a energia luminosa dependem exclusivamente do uso de energia envolvida nas transformações químicas. De maneira geral, eles utilizam os compostos orgânicos fabricados pelos organismos que fazem fotossíntese,alimentando-se desses organismos.
Ao ingerirmos o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às nossas atividades como o crescimento, a reprodução, etc. Esse processo de liberação de energia é a respiração.
Material orgânico +oxigênio => CO2 + H2O + ENERGIA
Os alimentos, dos quais a energia é liberada(carboidratos, lipídeos e proteínas) são convertidos no corpo em glicose, ácidos graxos e aminoácidos. A energia liberada pela desintegração dos alimentos não é utilizado prontamente para realizar trabalho, e sim, utilizada para fabricar outro composto químico, o ATP (adenosina trifosfato). Ele é um nucleotídeo composto de adenina, ribose e três radicais fosfatos (dos quais dois são adicionados por meio...
tracking img