Biologia citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CITOLOGIA
A célula é a unidade anatômica ou morfológica, funcional ou fisiológica e genética de todos os seres vivos, com exceção dos vírus.
Conhecendo a citologia, podemos compreender melhor os processos biológicos como fecundação, reprodução e desenvolvimento embrionário.

* Histórico:
As células são geralmente muito pequenas e, dificilmente, visíveis a olho nu. Por isso, apenasdepois da invenção do microscópio é que foi possível observar uma célula pela primeira vez.
1-HAMS e ZACARYS JANSSEN: Em 1590 inventaram o microscópico óptico ou comum;
2-ROBERT HOOKE: Em 1665 observou pela primeira vez a célula. Estava analisando, em um microscópico composto, um tecido vegetal chamado súber ou cortiças, chamando a cada compartimento do súber de cela ou célula. Fez ele asprimeiras micrografias ou desenhos de um tecido vegetal, demonstrando as células.
3-ANTON VON LEEUWENHOEK: Em 1673 aperfeiçoou as lentes microscópicas observando pela primeira vez protozoários, bactérias e espermatozóides chamando-os de micróbios.
4-ROBERT BROW: Em 1831 descobriu o núcleo celular.
5-SCHLEIDEN-SCHWANN: Em 1838 propuseram a teoria celular, estabelecendo que todos os seres vivos sãoformados por células. A célula é a unidade formadora dos vegetais (Schleiden). A célula é a formadora dos animais (Schwann).
6-RUDOLF VIRCHOW: Em 1858 estabeleceu o axioma: ”Omnis cellula et cellula”, significando que toda célula provém de outra célula preexistente.
7-RUSK: Em 1930 desenvolveu o primeiro microscópico eletrônico.
8-GERD BINNIG E HEINRICH ROHER: Em 1980 inventaram o microscópicoeletrônico de varredura por tunelamento, que tem permitido analisar a superfície de moléculas como a do DNA.

* Características gerais dos seres vivos:
1-Metabolismo: Anabolismo e catabolismo;
2-Homeostase.
3-Reação.
4-Evolução.
5-Movimento.
6-Diferenciação Celular.
7-Crescimento.
8-Reprodução.
9-Composição celular. Exceção: Vírus.

* Tamanho da Célula:
1- Microscópica:Vistas com o auxilio do microscópico.
Ex: Células do corpo humano.

2- Macroscópicas: Vistas a olho nu.

Ex: Gema de ovo, fibra de algodão, alvéolo de laranja e etc.

* Forma da célula:
A célula apresenta forma variada que depende de diversos critérios. Entre eles a sua função:
Ex: Célula Epitelial- cubóide ou pavimentosa.
Função: Revestimento.Célula Muscular-Fusiforme.
Função-Movimento.



Neurônio-Estrelada.
Função-Transmissão do impulso nervoso.



Ameba-Forma indefinida.
Função- Ser vivo unicelular.



* Classificação de Bizzozero

1-Células lábeis: Células de vida curta, de grande capacidade de reprodução e pouca ou nenhuma diferenciação. São as célulasepiteliais, as sangüíneas e as sexuais.
2-Células estáveis: São aquelas que se reproduzem até o final do período de crescimento e após só readquirem a capacidade de divisão em casos especiais, como acontece nas lesões. São as células ósseas e da maioria dos órgãos. Já apresentam certa especialização.
3-Células permanentes ou perenes: São aquelas que só se reproduzem durante o período embrionário. Sãoas mais especializadas. São as células nervosas e as musculares estriadas esqueléticas.

* Grau de Individualidade das células
1-Células livres: São independentes uma das outras. São as células sangüíneas, os protozoários e os protófitas.

2-Células federadas: Vivem justapostas. São as células epiteliais.

3-Células anastomosadas: Unem-se por prolongamentos citoplasmáticos. São ascélulas vegetais e os neurônios. Nas células vegetais esses prolongamentos são chamados de plasmodesmos, e nos animais, de nexos.

4-Células plurinucleadas
a) Sincício: Células monucleadas que perdem parte de suas membranas citoplasmáticas. São as células placentárias e as células musculares lisas.
Ex: Células da placenta.

b) Plasmódio: São formados por células monucleadas...
tracking img