Biologia - ciclo biogequímico

771 palavras 4 páginas
Ciclo biogeoquímico
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
O estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas. Todo ser vivo reage com seu ambiente e produz resíduos. A menos que o ambiente possa dispô-los convenientemente, pela autodepuração, eles poderão intervir no ciclo vital.
Na verdade, o fenômeno é estritamente cíclico apenas em relação ao aspecto químico, no sentido de que os mesmos compostos químicos alterados se reconstituem ao final do ciclo, enquanto que o aspecto físico das rochas não se regenera, necessariamente, assim há uma espécie de intercâmbio contínuo entre meio físico.
Ciclo da água ou hidrológico
O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos de transferência: * Evaporação, dos oceanos e outros corpos d'água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar. * Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo para a terra ou no mar. * Escoamento da terra geralmente atinge o mar.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar,. A água

Relacionados

  • lista de exercicios matematica
    1273 palavras | 6 páginas
  • aquecimento global
    8193 palavras | 33 páginas
  • aquecimento global
    7991 palavras | 32 páginas
  • Aquecimento global
    6702 palavras | 27 páginas