Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- Atividades -
1. Leia o texto no livro sobre a origem e evolução das células (pág. 2 a 17) e elabore uma justificativa fundamentada para as suas respostas nas letras a e b, baseando-se nas explicações da professora e nas hipóteses científicas sobre as condições da atmosfera primitiva e as primeiras formas de vida do planeta.
A) Nas condições da atmosfera atual do nosso planeta poderia ocorrera síntese prebiótica? Justifique.
Não, pois esse tipo de síntese só ocorre sem a participação de seres vivos, como era a realidade do planeta há quatro bilhões de anos atrás. Naquela época, a síntese foi formada pela ação do calor e da radiação ultravioleta, vindos do sol e também descargas elétricas oriundas das tempestades, e assim as moléculas dissolvidas no caldo primordial combinaram-sequimicamente. Nas condições terrestres atuais, essa síntese só poderia ocorrer em laboratórios químicos com o aparelho criado exatamente para realiza-la, ou ainda pela ação das células.
B) O estudo da Biologia Celular torna-se importante para o engenheiro agrônomo em quais aspectos ou setores? Justifique.
Para o engenheiro agrônomo é extremamente importante o estudo da Biologia Celular, poisconhecendo as células, os vírus, os seres vivos, e tudo o que engloba a Biologia Celular, torna bem mais fácil para o agrônomo descobrir algum problema que esteja comprometendo o desenvolvimento ou a produção de uma lavoura, de uma plantação. Resumindo, em qualquer área que o agrônomo atue o conhecimento adquirido em Biologia sempre será útil.
2. O texto sobre os principais tipos de vírus dá algumasinformações úteis para o engenheiro agrônomo que vai atuar no meio biofísico de maneira consciente, responsável e ético.
A) Vírus são considerados organismos vivos? Justifique.
Sim, pois apesar dos vírus serem seres acelulares e extremamente simples, eles conseguem se reproduzir, pois possuem material genético (RNA, DNA), possuem uma parte periférica (proteínas), sofrem mutação, são parasitasobrigatórios de células vivas, e sendo parasitas não conseguem se reproduzir sozinhos. São essas características que nos levam a concluir que os vírus são organismos vivos.
B) Qual a importância de se obter conhecimentos sobre os vírus e a relação deles com a profissão do agrônomo?
É extremamente importante ter conhecimentos sobre os vírus, pois conhecendo suas características, seu modo de vida,de reprodução, e sua localização será mais fácil combatê-los, caso eles ataquem alguma célula vegetal ou animal. Para o agrônomo, ter conhecimentos sobre os vírus é essencial, pois se houver alguma manifestação de vírus em alguma plantação ou em outra área que ele atue, será necessário exterminar esses vírus, e para isso o agrônomo deverá ter conhecimento sobre qual é o tipo do vírus e suascaracterísticas para poder combatê-lo de uma forma mais rápida e viável.
3. Qual é a constituição e formação de um vírus?
Cada vírus é formado basicamente por duas partes: a primeira é uma porção central que leva a informação genética, ou seja, um genoma constituído de ácido ribonucléico, no qual em um código estão todas as informações para a produção de outros vírus iguais; e a segunda é uma porçãoperiférica (proteínas), que protege o genoma e possibilita ao vírus identificar as células que ele pode parasitar. Os vírus contêm ácidos nucléicos (RNA, DNA). Alguns vírus maiores e mais complexos apresentam um invólucro lipoprotéico, que é onde se originam as membranas celulares. Eles não se reproduzem sozinhos, são acelulares e também sofrem mutação.
4. Explique como era a atmosfera primitiva esua constituição.
A evolução da atmosfera terrestre ao longo de quatro bilhões de anos nos revela transformações químicas drásticas, pois até então se estima que nosso planeta apresentasse uma atmosfera bastante redutora, com uma crosta rica em ferro elementar e sofria com altas doses de radiação ultravioleta, já que o sol era em torno de 40% mais ativo do que é hoje e também não tinha oxigênio...
tracking img