Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Unicamp comenta suas provas

COMISSÃO PERMANENTE PARA OS VESTIBULARES

Biologia

A prova de Biologia do Vestibular Unicamp procura avaliar o conhecimento, a compreensão e a aplicação dos conceitos básicos do ensino médio, abrangendo amplamente o conteúdo programático. Visa também a verificar a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes fenômenos biológicos, reconhecendo aunidade dentro da diversidade. Assim, têm sido solicitadas explicações para fenômenos observados no cotidiano do candidato, interpretação e análise de informações apresentadas em gráficos, figuras, tabelas, experimentos e interrelação de conhecimentos dentro dos diferentes campos da Biologia e com outras áreas. São utilizadas também informações veiculadas pelos meios de comunicação valorizando ocandidato que procura se manter informado e que faz uma leitura crítica com base nos conhecimentos de Biologia adquiridos no ensino médio. As doze questões da 2ª fase apresentam itens que permitem estabelecer graus diferentes de dificuldade, direcionar as respostas e tornar a correção mais precisa e objetiva.

QUESTÃO 13
No século XVIII foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongocolocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria. a) Por que o camundongo morria no primeiro experimento? b) Que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo? Explique. c) Quais as organelascelulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
Resposta esperada

a) Porque o O2 disponível era gasto com a respiração do camundongo. (1 ponto) b) Fotossíntese e Respiração. Porque a planta, utilizando o CO2 liberado na respiração do camundongo (e da planta), fazia fotossíntese, liberando O2 que o animal usava na respiração. (2 pontos) c) mitocôndria -respiração; cloroplasto - fotossíntese. (2 pontos)

Exemplo de nota acima da média

a) Porque todo oxigênio que havia no recipiente de vidro era consumido pelo camundongo, através da respiração celular. b) A respiração e a fotossíntese. Através da respiração celular, o camundongo produzia gás carbônico (CO2). O CO2 era utilizado pela planta para produzir glicose e oxigênio através da fotossíntesee na presença de luz. O oxigênio produzido pela planta era utilizado então, na respiração, permitindo a sobrevivência do camundongo. c) Respiração – mitocôndrias; fotossíntese – cloroplastos.

Exemplo de nota abaixo da média

a) O camundongo morria no primeiro experimento devido à falta de luminosidade e oxigenação do recipiente; ao contrário do segundo experimento. b) Os processosinterativos do segundo experimento permitiram a sobrevivência do camundongo por que a luminosidade que ajudou na clorofilação da planta que dispensava o oxigênio e absorvia o CO2 emitido pelo camundongo que por sua vez absorvia o oxigênio eliminado pela planta. c) Oxigênio, gás carbônico e clorofila. A questão foi simples e bastante fácil com a média mais alta da prova (3,89), exigindo conhecimentos básicosdos processos de obtenção de energia e das organelas envolvidas nestes processos. Foi uma questão praticamente respondida por todos os candidatos e em que mais da metade tirou notas entre 4 e 5. Um dos erros mais freqüentes foi atribuir a morte do camundongo ao excesso de CO2 e à falta de alimento, no caso, a planta.

Comentários

QUESTÃO 14
Estima-se que um quarto da população européia dosmeados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva melhoria da qualidade de vida, a descoberta de drogas eficazes contra a tuberculose e o desenvolvimento da vacina BCG fizeram com que a incidência da doença diminuísse na maioria dos países. Entretanto, estatísticas recentes têm mostrado o aumento assustador do número de casos de tuberculose no mundo, devido à diminuição da...
tracking img