Biologia Celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Citoplasma
Definição: Nos eucariotos das células, existe um espaço entre a membrana nuclear e a membrana plasmática: o citoplasma. Essa região abriga um fluido viscoso que é chamado de citosol, constituído de íons dissolvidos em solução aquosa e demais substâncias. É neste fluido que ocorre a maioria das reações químicas vitais na célula, como a fabricação das moléculas que vão formar asestruturas celulares, por exemplo. No entanto o citoplasma não tem apenas comofunção  separar as duas membranas mencionadas, afinal ele auxilia na morfologia da célula e armazena nutrientes indispensáveis à vida. O conteúdo do citoplasma está sempre em constante movimentação e ele contém cerca de 80% de sua totalidade formada de água, além das enzimas, carboidratos, sais, proteínas e RNA.
Composição:Os componentes não solúveis do citoplasma constituem as seguintes organelas:
Mitocôndria: Responsável pela respiração aeróbica da célula através da glicose e do oxigênio. Ela produz a energia necessária para o funcionamento das células.
Centríolos: Sua função é ajudar na divisão da célula e dar origem aos flagelos e cílios. Podem ser encontrados nas células animais e algumas vegetais.
Retículosendoplasmáticos (granular e agranular): Fazem o transporte entre as células, degradam as substâncias tóxicas, produzem proteínas e lipídios.
Lisossomos: São as organelas que atuam na digestão intracelular.
Ribossomos: Fazem a síntese das proteínas. É o meio onde ocorrem várias reações que promovem o metabolismo celular.
Peroxissomos: São responsáveis pela desintoxicação das células.
Sistemagolgiense: Fazem a síntese, o armazenamento e liberação de substâncias para o exterior ou interior da célula.
Vacúolo digestivo: Aparece quando a célula está realizando a digestão e se desfaz na clasmocitose. Os vacúolos das células vegetais são responsáveis pelo armazenamento de substâncias. Vacúolos contráteis ou pulsáteis expulsam a água do interior do citoplasma.
Plastos: Apenas presentes nascélulas vegetais, atuam na fotossíntese e armazenamento dos nutrientes de reserva.

Membrana Plasmática
Estrutura: A estrutura de uma célula é composta por núcleo, citoplasma e membrana plasmática. A membrana plasmática tem três funções principais: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva, sendo esta última sua função mais comum. Ela seleciona quais são as substâncias que vão entrar esair da célula.
Funções: De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.



Especializações:
Uma vez que a membrana plasmática representa a superfície das células, em muitos casos essa superfície necessita de adaptações especiais,denominadas especializações da membrana. São elas:
Microvilosidades: trata-se de diminutas expansões digitiformes na superfície celular, projetadas para o meio extracelular, ampliando, deste modo, a área de absorção da célula. São encontradas, por exemplo, nas células epiteliais de revestimento da mucosa intestinal.
Interdigitações: propiciam uma melhor conexão das células entre si num tecido, descrevendo saliências ereentrâncias que se encaixam nas reentrâncias e saliências das células adjacentes.
Desmossomos: são especializações da superfície celular que assim como as interdigitações visam uma maior fixação de uma célula às células circunvizinhas. São dispostas irregularmente ao longo das membranas de separação de células contíguas. Cada desmossomo é composto por duas metades, chamadas de hemidesmossomos, sendo quecada pertence a uma célula.
Cílios e flagelos: também são englobados nas especializações da membrana celular. Apresentam-se como expansões celulares delgadas e altamente móveis que contribuem para a movimentação celular ou com o surgimento de correntes líquidas ao redor da célula.
Transporte Passivo e Ativo
TRANSPORTE PASSIVO

Classificamos a passagem de substâncias pela membrana como...
tracking img