Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido de biologia celular – Sinalização celular

1. Os tipos de comunicação entre as células podem ser resumidos em 5 tipos principais. Quais são?
Endócrina, sináptica, parácrina (autócrina), dependente de contato e junções comunicantes.

2. Os receptores estão divididos em quatro grandes classes, quais são elas?
Ligados a proteína G, canal iônico, ligados a enzimas enucleares.

3. Dê exemplos de moléculas sinalizadoras (ou mensageiros celulares).
Hormônios esteroidais, hormônios tireoidianos e qualquer molécula endógena que possua receptores em nosso corpo.

4. Quais os eventos que estão envolvidos no processo de sinalização, para receptores de superfície celular?
Primeiramente ocorre reconhecimento do sinal, então ocorre a transdução inicial,transmissão, transdução e amplificação (2º mensageiro), integração, distribuição e resposta.

5. Defina receptor.
O receptor é uma proteína que pode ser transmembrânica ou citoplasmática e que se liga às moléculas sinalizadoras através da afinidade e especificidade, transduzindo o sinal.

6. O que fazem as proteínas quinases e fosfatases?
As quinases são enzimas responsáveis por fosforilar osaminoácidos serina, treonina e tirosina, enquanto as fosfatases são responsáveis por desdfosforilar esses aminoácidos.

7. Defina proteína G. Dê exemplos de moléculas sinalizadoras que se ligam a maior classe de receptores (são mais de 1000 tipos identificados), os receptores associados à proteína G.
A proteína G é a proteína trimérica de ligação a GTP. Fica acoplada a um receptor e atuamindiretamente na regulação da atividade de uma proteína-alvo ligada à membrana plasmática. Exemplos de moléculas sinalizadoras que se ligam a receptores associados a proteína G: hormônios esteróides, hormônios tireoidianos, retinóis e vitamina D.

8. Apesar de serem mais de 1000, os tipos de receptores ligados à proteína G conhecidos, e das diversas moléculas sonalizadoras/ligantes destesreceptores, esta superfamília de receptores possuem algumas características comuns em relação à sua estrutura. Quais são?

9. Quais são as 4 classes de moléculas efetoras das proteínas G? Como agem?
- Adenilil-ciclase: uma proteína G estimuladora ativa a adenilil-ciclase, aumentando, assim, a concentração de cAMP;
- Fosfolipase C: a fosfolipase atua sobre um fosfolipídeo de inositol, que estápresente em pequenas quantidades na camada interna da bicamada lipídica. Os receptores que ativam essa via de sinalização o fazem principalmente por meio de uma proteína G chamada de Gp;
- Canais iônicos: em alguns casos as proteínas G ativam ou inativam, diretamente, os canais iônicos na membrana plasmática da célula-alvo, alterando, assim, a permeabilidade aos íons e, por conseguinte, aexcitabilidade da membrana;
- Ca²+ : as proteínas G podem estimular o aumento da concentração de Ca²+ na célula

10. O que acontece com a concentração intracelular de AMPc quando uma molécula sinalizadora (hormônio) adrenalina se liga a:

a. Um receptor β-adrenérgico (em uma célula muscular cardíaca).
Devido à ligação da adrenalina com um receptor β-adrenérgico, a estimulação dosreceptores produz aumento da concentração intracelular de AMPc, resultando em efeitos inotrópicos e cronotrópicos positivos, como aumento da força e frequência da musculatura cardíaca.

b. Um receptor α2-adrenérgico em uma celular muscular lisa do intestino.
A concentração intracelular de AMPc diminui quando a adrenalina se liga a um receptor alfa 2-adrenérgico em um musculatura lisa dointestino, causando contração do mesmo.

11. Quais são os segundos mensageiros modulados pela proteína G?
Os segundos mensageiros modulados pelas proteínas G são: AMPcíclico, diacilglicerol (DAG), trifosfato de inositol (IP3), GMPc.

12. Cite as principais características das moléculas que funcionam como segundos mensageiros.
Os segundos mensageiros são pequenas moléculas que difundem com...
tracking img