Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Biologia Celular
Trabalho Avaliativo

01. Considere as duas fases da meiose, de um organismo com 2n=6 cromossomos, esquematizadas abaixo e responda:


[pic]

a) Que fases estão representadas na figura A e na B? Justifique.
Fig. A - Anáfase I de meiose onde se observa
a disjunção dos cromossomos homólogos.
Fig. B - Anáfase II com disjunção decromátides.

b) Que tipo de alteração aparece em uma das figuras?
Na fig. B não ocorreu à separação das cromátides-irmãs em um dos cromossomos indicados.

Em relação aos cromossomos, como serão as células resultantes de um processo de divisão com essa alteração?
Esse fato leva a formação de aneuploidias, ou seja, células haploides com um cromossomo a mais (n + 1) e com um cromossomo a menos(n -1).



02. O que são células haplóides e diplóides, e como se explica a existência desses dois tipos de célula no organismo humano adulto? Na maioria das células de nosso corpo (células somáticas), encontramos 23 pares de cromossomos. Ou seja, são 46 cromossomos. Os pares significam que um dos pares é materno e outro par é paterno. Essas células são chamadas de Diploides, pois cada uma tempares de cromossomos. Representamos assim as células Diploides: 2n.
Mas nas células reprodutoras humanas (espermatozoide e óvulo), encontramos a metade do número de cromossomos. Temos 23 cromossomos. Um só de cada par. Essa célula, com a metade de cromossomos, se denomina haploide. E representamos assim: n


03. (UFAL) Descreva três eventos da meiose que a diferenciam da mitose.
A mitoseocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada. 
Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que sedividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si. 
04. (UFMG) Analise as figuras numeradas de I a V, referentes às etapas de divisão celular em um organismo diplóide.

[pic]


Com base nessas figuras.

1- CITE o tipo de divisão celular representado
Trata-se da meiose.
2- INDIQUE a seqüência denúmeros que melhor representa a ordem cronológica das etapas da divisão celular.
 III; IV; II; V; I
3- CITE o número da etapa em que ocorre a segregação de

a) Cromossomos homólogos: IV
b) Cromátides: I
4- a) CITE o nome do importante fenômeno, do ponto de vista evolutivo, que ocorre em III.
Permutação

Justifique essa importância.
A permutação é importante do ponto de vista evolutivoporque resulta em recombinação dos genes, a qual é importante fonte de variabilidade entre os indivíduos. É sobre essa variabilidade que a seleção natural atua.
05. (UNESP 2003) Nos animais a meiose é o processo básico para a formação dos gametas. Nos mamíferos há diferenças entre a gametogênese masculina e feminina.

a) Nos machos, a partir de um espermatócito primário obtêm-se quatroespermatozóides. Que produtos finais são obtidos de um oocisto primário ? Em que numero?
Durante a ovulogênese, um oócito primário origina um óvulo e três corpúsculos polares.

b) Se um espermatócito primário apresenta 20 cromossomos, quantos cromossomos serão encontrados em cada espermatozóide? Explique.
O espermatócito primário é uma célula diploide (2n = 20), que dará origem aos espermatozoides atravésda meiose. Os espermatozóides, resultantes de uma divisão reducional, terão 10 cromossomos (células haplóides)
c) Além do tamanho, os gametas masculinos e femininos apresentam outras diferenças entre si. Cite uma delas O espermatozóide é reduzido e possui o flagelo utilizado para a movimentação até o óvulo. O gameta feminino é imóvel e possui grande quantidade de substâncias de reserva...
tracking img