Biologia celalar

325 palavras 2 páginas
Biologia celular Artigo Resumo

Cristina Borges
201201597579
Professora; Marineide
Células- tronco hematopoiético e seu armazenamento em bancos de sangue de cordão umbilical e placentário;
As Células-tronco que são retiradas do cordão umbilical e placentário tem cido atualmente utilizadas para pesquisa e considerada de grande importância para procedimentos terapêuticos de doenças hematológicas e oncogênicas; Nesta ocasião pela necessidade de armazenagem, foram criados os bancos de sangue especializados. Devido ao avanço destas pesquisas e a necessidade de preservação desse material fora também utilizado a forma de armazenamento pela criopreservação.
Essas células-tronco embrionárias possuem totipotente que é a capacidade de se especializar em qualquer tipo de célula do organismo.
O primeiro relato de uso de células de sangue de cordão umbilical humano em transplante foi em 1988, pesquisas atuais estão comprovando a pluripotencialidade das células-tronco adultas, colocando em questão o uso medicional dessas células em bases novas.
As aplicações terapêuticas de células-tronco ocorreram com o uso de células pluripotentes derivados de tecidos adultos, que por sua vez são encontrados em medula óssea, sangue, fígado, polpa dentaria de crianças e adultos, e também como já mencionados anteriormente no cordão umbilical e na placenta. É a partir dessas células que ocorre a formação da porção celular do sangue. O tratamento com células-tronco apesar de possuir benefícios em terapias de diversas doenças, como: distúrbios do sistema imune herdados, leucemias, alguns tipos de canceres e distúrbios proliferativos de células sanguíneas e oferecer diversas vantagens, muitos especialistas ainda apontam questões que devem ser melhor estudados, assim como limitações que devem ser levados em consideração, já que o sangue(segundo o artigo)do cordão

Relacionados

  • biologia celular
    1453 palavras | 6 páginas