Biologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O plâncton (do grego ‘plágchton’, errante) é constituído por aqueles
organismos incapazes de manter sua distribuição independentemente da
movimentação das massas de água. É composto basicamente por microalgas
(fitoplâncton), animais (zooplâncton), protistas (protozooplâncton) e organismos
procariontes autótrofos e heterótrofos (bacterioplâncton). Os organismosplanctônicos são geralmente pequenos; muitos, microscópico

O Plâncton é formado por organismos uni ou pluricelulares, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. Alguns invertebrados, as medusas e o Krill são exemplos de plânctons macroscópicos, ou seja, podem ser vistos a olho nu. O plâncton é abase da cadeia alimentar do ecossistema aquático.
Plâncton é uma palavra de origem grega (plagktós), que significa errante. O fato dos plânctons não terem um efetivo poder de locomoção, ou seja, de flutuarem à deriva pelas águas, portanto de forma “errante”, justifica seu nome.
Biótipo
Os organismos Planctônicos podem igualmente ser agrupados em função do Biótipo do Seguinte modo:
*Heliplâncton
* Plâncton oceânico
* Plâncton nerítico
* Plâncton estuarino

* Limnoplâncton

Distribuição vertical
Podem ainda reconhecer-se no seio do plâncton categorias distintas de organismos se considerarmos a sua distribuição vertical:
* Pleuston - animais e vegetais cujas deslocações são fundamentalmente asseguradas pelo vento.
* Neuston - animais e vegetais quevivem na camada superficial (primeiros centímetros) das massas de água (Epineuston - neustontes vivendo na interface ar/água e Hiponeuston- neustontes vivendo sob a interface ar/água).
* Plâncton epipelágico - planctontes que vivem nos primeiros 300 m da coluna de água durante o período diurno.
* Plâncton mesopelágico - planctontes que vivem em profundidades compreendidas entre 1000 e300 m, durante o período diurno.
* Plâncton batipelágico - planctontes que vivem em profundidades compreendidas entre 3000/4000 m e 1000 m durante o período diurno.
* Plâncton abissopelágico - planctontes que vivem em profundidades
* Compreendidas entre 3000/4000 m e 6000 m.
G) Plâncton hadopelágico - planctontes que vivem em profundidades superiores a 6000 m.
H) Plânctonepibentónico - planctontes que vivem próximo do fundo ou
Temporariamente em contacto com o fundo.

Zooplânctons são pequenos animais e larvas de inúmeras espécies, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. A capacidade de locomoção do zooplâncton se reduz a migrações verticais, embora algunsorganismos do zooplâncton apresentem certos dispositivos de flutuação, espécies de bóias, que tornam seus corpos mais leves.
Zooplâncton é um dos tipos de plâncton, que é composto ainda do fito plâncton (microalgas fotossintetizantes), dobacterioplâncton (organismos procariontes autótrofos e heterótrofos) e do protozooplâncton (protistas). Os organismos que compõem o zooplâncton não têm capacidadefotossintética.
Podemos finalmente distinguir dois grupos de organismos zooplanctónicos distintos, se considerarmos a duração da sua existência planctônica:
* Holoplâncton (plâncton permanente) - constituído pelos planctontes que vivem no seio da massa de água durante todo o seu ciclo vital.
* Meroplâncton (plâncton temporário ou transitório) - constituído pelos planctontes que ocorremunicamente durante parte do seu ciclo vital no seio do plâncton (ovos e/ou estados larvares).
A maior parte dos organismos que compõem o zooplâncton alimentam-se de microalgas, embora sejam observados, além dos organismos herbívoros, também carnívoros, onívoros e detritívoros. Por outro lado, são alimento de muitas espécies de peixes e outros animais, como por exemplo, a baleia, que se...
tracking img