biologia anatonia vejetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A anatomia da semente é composta essencialmente por três estruturas: tegumento, endosperma e embrião.
O tegumento, como o nome em inglês da estrutura sugere (seed coat – casaco da semente), tem função de proteção. Já o endosperma caracteriza-se como um tecido nutritivo. Sua função é fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião nas suas fases iniciais, quando a planta emcrescimento não é capaz de fazer fotossíntese.



O embrião configura a parte da semente que dará origem ao novo ser. É consituído por quatro estruturas essenciais: a radícula, o caulículo, os cotilédones e gêmula ou plúmula. A radícula dará origem à estrutura de fixação da planta quando essa estiver desenvolvida, a raiz. O caulículo é subdividido em hipocótilo e epicótilo. A diferença entreeles reside principalmente na capacidade de sustentação, sendo o hipocótilo mais resistente que o último. Os cotilédones são as estruturas responsáveis pela nutrição primária do embrião. Em sementes que apresentam dois cotilédones, as dicotiledêneas, o endosperma é escasso ou mesmo inexistente.





Contudo, as distinções entre monocotiledôneas e dicotiledôneas não para no número decotilédones. Tanto a plúmula quanto a gêmula são estruturas que vão dar origem às folhas primárias da planta em crescimento. Porém, a gêmula é uma esturtura característica das monocotiledôneas e a plúmula das dicotiledôneas. Apesar de possuírem a mesma estrutura, ambas diferem em termos morfológicos.
Ainda nesse contexto é importante citar a semente das gimnospermas. Embora primitiva – apresentaessencialmente tegumento, cotilédones e estruturas que se assemelham à radícula e à gêmula –, a semente das angiospermas merece destaque pela estrutura especial que desenvolveu: um prolongamento, parecido com um filme plástico, que permite seu tranporte pelo ar. Por isso a semente recebe o nome de semente alada; pois voa pelo céu.
às 17:33
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Compartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
Maio (9)
Criadores
Grupo
Visualizar meu perfil completo
Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por molotovcoketail. Tecnologia do Blogger.

A anatomia da semente é compostaessencialmente por três estruturas: tegumento, endosperma e embrião.
O tegumento, como o nome em inglês da estrutura sugere (seed coat – casaco da semente), tem função de proteção. Já o endosperma caracteriza-se como um tecido nutritivo. Sua função é fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião nas suas fases iniciais, quando a planta em crescimento não é capaz de fazerfotossíntese.



O embrião configura a parte da semente que dará origem ao novo ser. É consituído por quatro estruturas essenciais: a radícula, o caulículo, os cotilédones e gêmula ou plúmula. A radícula dará origem à estrutura de fixação da planta quando essa estiver desenvolvida, a raiz. O caulículo é subdividido em hipocótilo e epicótilo. A diferença entre eles reside principalmente nacapacidade de sustentação, sendo o hipocótilo mais resistente que o último. Os cotilédones são as estruturas responsáveis pela nutrição primária do embrião. Em sementes que apresentam dois cotilédones, as dicotiledêneas, o endosperma é escasso ou mesmo inexistente.





Contudo, as distinções entre monocotiledôneas e dicotiledôneas não para no número de cotilédones. Tanto a plúmula quanto a gêmulasão estruturas que vão dar origem às folhas primárias da planta em crescimento. Porém, a gêmula é uma esturtura característica das monocotiledôneas e a plúmula das dicotiledôneas. Apesar de possuírem a mesma estrutura, ambas diferem em termos morfológicos.
Ainda nesse contexto é importante citar a semente das gimnospermas. Embora primitiva – apresenta essencialmente tegumento, cotilédones e...
tracking img